Oportunismo x Oportunidade

Em uma das capacitações da vida de estudante de comunicação que fui, foi abordado sobre a diferença entre o marketing de oportunismo e o de oportunidade. Mesmo não sendo o tema central da palestra, aquilo me chamou atenção e claro, quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pesquisar a respeito.

Dica: SEMPRE levem um caderninho para palestras assim, sei que usar o celular é ótimo, mas no meu caso, sempre acabo perdendo alguma informação. Gosto de anotar tudo, até slide.

Enfim, existe uma grande diferença entre o marketing de oportunismo e o de oportunidade. A oportunidade está ligada a uma circunstância oportuna, ou seja, uma ocasião favorável, o tal do momento certo para as coisas. Por exemplo: Quando utilizamos bem o ambiente externo para fincar o posicionamento da empresa.

Mas será que sua marca precisa se envolver em tudo que é “tendência”?

A resposta dessa pergunta nos leva ao tal do oportunismo, que de acordo com o dicionário, é uma tendência, prática ou política, de tirar proveito ou de acomodar-se a oportunidades. Creio que essa explicação já responde ao meu questionamento. Sua empresa/marca não precisa ser imparcial a tudo, porém também não precisa participar de todos os assuntos que estão em pauta hoje.

O que te faz diferente no mercado é a fatia que você escolhe para se manter, onde o seu público está e o ponto principal de investimento.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Julia Alves

Julia Alves

Júlia Alves cursa Publicidade e Propaganda com a perspectiva de fazer faculdade de Jornalismo também. Hoje ocupa a função de Atendimento e Planejamento na equipe da agência experimental da Uninassau, Sementes. Além da sua área de atuação, também amo a parte de produção, mídia e eventos. Está sempre disposta a resolver problemas que surgem e tornar o ambiente o mais proativo possível. Já trabalhou como voluntária em eventos como Campus Party, Papo de Universitário e o X Congresso Nacional de Comunicação. Tem verdadeira paixão pela área de comunicação, empreendedorismo e isso são coisas que a move.