Oportunismo x Oportunidade

Em uma das capacitações da vida de estudante de comunicação que fui, foi abordado sobre a diferença entre o marketing de oportunismo e o de oportunidade. Mesmo não sendo o tema central da palestra, aquilo me chamou atenção e claro, quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pesquisar a respeito.

Dica: SEMPRE levem um caderninho para palestras assim, sei que usar o celular é ótimo, mas no meu caso, sempre acabo perdendo alguma informação. Gosto de anotar tudo, até slide.

Enfim, existe uma grande diferença entre o marketing de oportunismo e o de oportunidade. A oportunidade está ligada a uma circunstância oportuna, ou seja, uma ocasião favorável, o tal do momento certo para as coisas. Por exemplo: Quando utilizamos bem o ambiente externo para fincar o posicionamento da empresa.

Mas será que sua marca precisa se envolver em tudo que é “tendência”?

A resposta dessa pergunta nos leva ao tal do oportunismo, que de acordo com o dicionário, é uma tendência, prática ou política, de tirar proveito ou de acomodar-se a oportunidades. Creio que essa explicação já responde ao meu questionamento. Sua empresa/marca não precisa ser imparcial a tudo, porém também não precisa participar de todos os assuntos que estão em pauta hoje.

O que te faz diferente no mercado é a fatia que você escolhe para se manter, onde o seu público está e o ponto principal de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *