KPIs, Facebook e social media

Nesse mundo conturbado e barulhento chamado Internet, todos os dias (santos ou profanos) milhares de empresas disputam atenção dos usuários do universo chamado Facebook. Após 13 anos de existência, a rede social já pode ser considerada a mais importante entre as existentes. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta mais de 650h/dia em redes sociais e as empresas já entenderam que elas são de fato um território rico e amplo para gerar relacionamento, marketing e vendas. Mas então, será que é só postar e pronto, todo mundo vai visualizar, interagir com o seu conteúdo e comprar? É óbvio que não.

Imagine-se andando numa passarela e enquanto anda milhões de pessoas te entregam cada uma um panfleto ao mesmo tempo. Confuso? Então, é assim que o Facebook está. São milhões de empresas anunciando em busca de novos clientes e portanto não basta apenas postar. É preciso estar atento ao conteúdo (que deve ser de qualidade e pensado para o seu público – persona –  de maneira especial) e muitas, muitas vezes se faz necessário recorrer aos anúncios. Mas então, quando anunciar, o que é necessário para que a campanha seja efetiva? Durante e após a campanha, o que avaliar? Nesse artigo vamos entender melhor o que são os KPIs e quais respostas eles podem trazer para que uma gestão de mídias sociais (social media) seja realizada de maneira efetiva.

KPIs, que bicho é esse #mds?

KPI – Key Performance Indicators – são indicadores de performance de seu negócio. Cada empresa define quais serão os KPIs mais importantes de acordo com cada campanha lançada e seu objetivo, para tal devemos observar a plataforma na qual será realizada a campanha e como utilizá-la de melhor maneira para atingir os objetivos definidos. É importante acompanhar de perto os KPIs definidos em cada campanha afim de evitar que a mesma tenha resultados diferentes dos quais foram planejados. (Você não vai querer seu cliente chateado com uma campanha fracassada não é mesmo?

Alguns KPIs

  • Taxa de engajamento:

Refere-se as interações que os usuários realizam nas publicações de sua página, tais como cliques, “likes”, comentários e compartilhamentos. Tendo cada uma delas um significado que pode dizer muito sobre o seu conteúdo e como o seu fã está a relacionar com ele. Por exemplo, se o usuário der um like em sua publicação, significa que gostou, tem interesse, seu negócio adentrou um passo no seu mundo particular, mas se ele compartilha, ahhh, então parabéns, seu conteúdo tem qualidade suficiente para ser propagado. Deu pra entender não é?

A taxa de engajamento de uma publicação pode ser calculada de maneira simples:

– Nº total de interações em determinado período de tempo dividido pelo número total de alcance multiplicado por 100.

Por exemplo, Post “A” teve 3.785 interações e alcançou 8.271 pessoas. Minha taxa de engajamento é de 45,7%.

  • ROI :

Representa o retorno que determinada campanha trouxe ao cliente e é de longe uma das métricas mais importantes se o seu cliente trabalha com vendas. Entenda, curtidas e seguidores podem até agradar por um tempo, mas as pessoas estão mais interessadas verdadeiramente no lucro que o seu serviço trará para elas.

– ROI (%) = [ (Retorno do investimento total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x 100

  • Timming:

É importante saber quais os melhores horários para realizar posts afim de não perder potenciais interações. Você não vai querer produzir um conteúdo que não seja visto pelo seu público .

Tem muito, mais muito mais KPIs soltos por aí. Podemos falar deles em outro artigo? Só pra não perder o costume, gostou? Foi útil? Compartilha com seus amigos social medias e fica ligadinho aqui no blog da Expolab que a gente se encontra novamente semana que vem com mais um artigo cheio de amor e dicas para melhorar sua performance.

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