Blog – expoLAB

O que é Blockchain e por quê os empreendedores devem prestar atenção nessa tecnologia

A noção de que o Estado é uma entidade bondosa que vai prover recursos e curar os males dos cidadãos comuns é cultivada e venerada há séculos, mas nas últimas décadas esta ideia tem sido cada vez mais contestada. Isto não é diferente quando se trata de dinheiro, pois ele sempre foi subjugado e monopolizado pelo Estado, mas tudo começou a mudar em 2008, quando alguém (ou um grupo de alguéns) usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto resolve criar um sistema de transações que independa de qualquer intermediário, seja ele uma instituição governamental ou um banco. Essa inovação é o Bitcoin e por trás de seu funcionamento está a tecnologia do Blockchain.

Blockchain nada mais é do que um grande livro razão de acesso público, onde um usuário A pode transacionar com um indivíduo B sem que seja necessário o uso de intermediários para executar a transação, barateando os custos envolvidos e minimizando os riscos envolvidos advindos da ação humana. As palavras-chave por trás desta tecnologia são criptografia e descentralização; além de ser possível realizar operações financeiras com menos dispêndios, o usuário consegue manter a privacidade, deixando em sigilo dados pessoais que não desejam que estejam em posse de terceiros.

No presente momento, as criptomoedas estão se tornando cada vez mais notáveis e a tecnologia Blockchain cada vez mais poderosa; contratos inteligentes, que nada mais são do que contratos auto executáveis, já são realidade nos tempos atuais, o que abre a porta para uma infinidade de possibilidades, desde registro de patentes até IOT, a internet das coisas.
Blockchain é a tecnologia do momento e empreendimentos que saibam atuar nessa área serão os grandes projetos do futuro. Na capital pernambucana existe um suporte muito grande ao empreendedorismo, então ao leitor que está buscando começar um novo negócio, eis uma recomendação: Blockchain. Em Recife há um ambiente muito favorável ao empreendedorismo e, inclusive, a Coinwise é uma grande startup recifense que atua na área da Blockchain.

Autor: Rafael Lemos, estudante de economia pela Universidade Federal de Pernambuco e Analista de Atendimento pela Foxbit.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rafael Lemos

Rafael Lemos

21 anos, estudante de Economia da UFPE, amante de games, eSports, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ultimamente dedicando meu tempo ao estudo de startups e criptomoedas. Vidrado em modelos escaláveis de negócio e adepto da cultura maker.