5 dicas indispensáveis para montar um case de sucesso

Mas afinal, o que é um case de sucesso?

Cases de sucesso (ou casos de sucesso) são histórias e trajetórias bem sucedidas que uma empresa ou profissional teve. É comum organizações e profissionais fazerem cases de seus melhores projetos a fim de tentar tangibilizar seu trabalho para poder apresentá-lo a novos clientes em palestras e outras ocasiões. Um bom case é importante para atrair novos clientes, gerar receita e aumentar o tráfego em seu blog ou site. Além disso, um case pode servir como referência para leitores que estão passando por algum problema terem acesso a uma trajetória bem sucedida. Então, pode-se dizer que ter bons cases de sucesso é essencial para empresas que desejam crescer. Aqui vão 5 dicas indispensáveis para montar um:

1. Faça do seu case uma história cativante.

Em mundo em que estamos sendo bombardeados com informações constantemente a melhor forma de cativar e atrair a atenção de alguém é utilizar a estratégia de Storytelling, que basicamente consiste em contar algo, como a história de uma empresa, através de uma narrativa. Está provado que a mente humana guarda mais informações quando elas integram uma história interessante com começo, meio e fim. Na hora de preparar os cases é importante coletar todo o material que seja relevante para as pessoas as quais vai apresentar o case futuramente. Comece separando gráficos, dados, informações quantitativas e qualitativas, datas, entrevistas, etc. Apenas tenha cuidado para não pôr toda essa informação em uma apresentação de Powerpoint se esquecendo da narrativa e transformando o case em algo monótono. Aqui vão três princípios básicos para tornar sua história marcante:

  1. Um começo estimulante: Comece sua narrativa com um título cativante e uma introdução irresístivel. Essas partes são essenciais para o sucesso do seu case, pois, o título tem a função de atrair o leitor para começar a ler e a introdução de prende-lo e o fazer ter vontade de ler até o final.
  2. No desenvolvimento vá logo ao ponto: Essa é a parte em que sua narrativa ganha força e não tem espaço para prolixidade. Aqui você deve descrever algumas estratégias, o caminho que foi percorrido e lembre, principalmente, que você deve causar algum impacto no leitor. É essencial ter em mente que você não está apenas expondo um projeto de sucesso que sua empresa teve mas também, contando uma história. Então não aja como se fosse um vendedor.
  3. Final voltado para ação: Toda boa história tem início, meio e fim. Não deixe um bom início e um desenvolvimento interessante serem estragados por um final monótono. A conclusão de um case deve ser instigante, em outras palavras: diga ao leitor o que ele deve fazer após a leitura para ele se sentir motivado a agir. Uma boa estratégia para não soar insistente é fazer perguntas simples sobre os problemas enfrentados pela sua empresa e que foram apresentados durante o case.

2. Se oriente pelo “Estilo de Estudo de Caso” de Steve Slaunwhite

Para um estudo de caso ter o impacto que deseja é imprescindível que ele seja bem estruturado. Não são todos os cases que são lançados que recebem a atenção esperada. Para atrair novos clientes através de um case de sucesso é importante fazer um material um pouco menos profissional e um pouco mais coloquial. Steve Slaunwhite, reconhecido autor de vários livros e estudos de caso, diz que as histórias mais irresistíveis são aquelas contadas do ponto de vista de um cliente satisfeito. Aqui vai a sequência de recomendações dele:

  1. Foque no cliente: O foco de um estudo de caso não é o profissional ou a empresa que executou o projeto, mas sim o cliente. Quem é o cliente?
  2. O desafio: Identifique detalhadamente o problema do seu cliente para começar a escrever o caso. O foco de um case de sucesso é auxiliar os leitores a resolverem e solucionar problemas. Qual o problema do cliente?
  3. Mostre sua jornada: Você deve fazer o leitor se reconhecer na história. Mostre um passo a passo, faça ele se ver em sua jornada. Ative a empatia. Qual foi o caminho que você trilhou?
  4. A descoberta: É necessário expôr o seu trabalho. Mostre a relevância da sua empresa através de histórias de sucesso e testemunhos. Mostre o resultado que seu cliente obteve com seu produto ou serviço. Como você ajudou o cliente a solucionar seu problema?
  5. A solução: Se no seu case de sucesso você seguiu as outras recomendações também é válido oferecer algo ao leitor. Ponha um botão CTA fazendo alguma oferta que esteja ligada ao case. Como fazer o leitor aderir seu produto/serviço.
  6. A implementação: Hora de ser sincero e honesto. Fale dos problemas que você ou seu cliente enfrentaram e como os superaram. Hora de ser transparente a respeito dos problemas.
  7. Resultado: Detalhe como sua empresa solucionou os problemas do cliente detalhadamente. Dessa vez com informações voltadas para dados.

3. Mostre exemplos claros do antes e do depois.

A estratégia de expor o antes e depois é muito utilizada por profissionais de fitness para credibilizar e legitimar seus produtos e dietas. Porém, também é muito útil para os profissionais de marketing que montam cases de sucesso. Destacar resultados é com certeza essencial para fazer um case receber a atenção desejada e o contraste entre o antes e o depois ressalta tais resultados.

4. Encontre o concorrente certo para expor no seu case.

Apresentar o perfil do seu concorrente pode ser uma boa maneira de mostrar como seu produto está no mercado e como ele é funcional. Caso você não saiba quem são seus concorrentes, visite o site SEMrush.com e insira a url do seu blog para poder analisar quais são. Para um cliente, se uma outra marca do mesmo segmento que a sua é funcional, a sua também pode ser em circunstâncias semelhantes. Aqui está um exemplo funcional em que uma marca utilizou seus concorrentes em um case.

5. Encontre a apresentação mais apropriada.

Cada empresa é única e proporciona uma experiência singular para o cliente, então as apresentações dos cases também devem ser. É possível utilizar qualquer meio que apresente o case de forma interessante. Pode ser uma apresentação direta, folders, vídeos corporativos, jingles de áudio ou qualquer outra forma de apresentação relacionada com a área de atuação da empresa. Se você tem conteúdo e boas histórias para contar, a apresentação de seu case será um sucesso.

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