JUVENTUDE DIGITAL

Caro leitor, talvez esteja esperando ler soluções, dicas ou críticas sobre o tema. Confesso, que pensei nisso! Todavia quero deixar, tal feita,   para outros pesquisadores, estudiosos do assunto. Meu objetivo aqui é fazer um simples questionamento: Que juventude é essa que decretamos digital? Para responder, retorno ao ano de 1976. No Ceará, surge uma grande composição que apresenta uma certa desilusão do indivíduo frente ao sistema social, político e econômico da sua época. O grande Belchior, de forma sublime, retrata, na letra da canção, a paixão pelo direito de viver, pelo amor e pelas amizades, o  convívio familiar e a esperança de um futuro melhor: “Como Nossos Pais”.

Eles venceram e o sinal está fechado para nós que somos jovens

A juventude digital não aceita ditadura, repressão, promessas, censuras, aflição e medo. Coisas que parecem não encontrarmos no “fantástico mundo digital”. Nele, impera a liberdade ou a grande ilusão de uma vida feliz. Apresento-me como quero ser. Mesmo estando só, sinto-me acompanhado, pois, tenho seguidores que não vejo, converso abertamente com estranho, e falo dos meus sentimentos.

Para abraçar meu irmão e beijar minha menina na rua, é o que se fez, o meu lábio e minha voz.

Por isso que as tradições religiosas e os regimes de opressão estão cada vez mais na falência. O mundo digital dá liberdade. Permite realizar ações básicas de expressões, sem que o indivíduo seja reprimido, perseguido e torturado.

Você me pergunta, pela minha paixão, digo que estou encantado com uma nova invenção. eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão. pois vejo vir vindo no vento cheiro de nova estação. eu sei de tudo na ferida viva do meu coração.

O interessante perceber é que sempre o indivíduo buscou melhorias, nesse caso, a música apresenta o sertanejo que foi para a cidade grande em busca de uma melhor qualidade de vida. E nos grandes centros urbanos é possível encontrar “uma nova invenção”.  Olhando para os anos 70, o indivíduo tinha esperança que dias melhores iriam vir. Pois, acontecimentos estavam surgindo para ficarem na história:

  • 21 de junho de 1970 – Brasil tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México. 
  • 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha).
  • 15 de novembro de 1971 – A Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004.
  • Em janeiro de 1972 é lançado o Odyssey 100, primeiro videogame do mundo
  • 1975 – A missão espacial Viking I explora o planeta Marte.
  • Em 1976 é fundada a empresa que seria a gigante da computação nas décadas seguinte: a Apple.
  • A televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70.
  • Margareth Thatcher torna-se, em 1976, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra Britânica da história.
  • Março de 1970 – Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles.
  • 16 de agosto de 1977 – Morre o rei do rock, Elvis Presley.
  • Desenhos que fizeram sucesso: Speed Racer, Pica-Pau, Pernalonga, Piu-Piu, Tom e Jerry, Gaguinho, Os Herculóides, Homem Pássaro e Popeye.

Já faz tempo, eu vi você na rua. Cabelo ao vento, gente jovem reunida. Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais.

Juventude escondida, conservadora, acovardados. Sem luta, rebeldia, em busca de seus direitos e ideais.  Juventude “digitadora”, segue nas redes sociais e não nas ruas. Tudo parece continuar sendo semelhante à mesma época de imposições e proibições.

Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.  

Será o fim?…

Daniel Alves Lima – Filósofo, educador,  e um apaixonado por educação. Seus assuntos de maior interesse são: Educação e Tecnologia, Empreendedorismos Digital

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que  atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *