Blog – expolab

Adobe Creative & Graphic: um case Expolab

Em 2008, já com 2 anos de gestão no CTG Salesiano, resolvi reunir o curso de Photoshop, com o de Illustrator e Indesign. Senti que faltava algo transversal a esses conteúdos e era a Direção de Arte e Produção Gráfica. E, depois de quase 10 anos, houve um crescimento galopante do Digital, do “on”, leia-se apps, novas redes sociais e algumas se reinventando.

Reinvenções que trazem um novo pensar, através de novas tecnologias, que trazem novos métodos e ideias. Por isso, além de incorporar o nicho digital, agrego conceitos e dicas de Empreendedorismo ao curso.

Arrisco em dizer que é único em Recife, com essa metodologia, nos dias atuais, com mais de 500 alunos certificados, com conhecimentos nesses programas para a criação de layouts de off (mídia impressa) e “digital: anúncios, panfletos, cartazes, folders, outdoor, outbus, testeiras, entre outros; abusar das imagens, tratando-as para ter o resultado desejado, como também, para criação de projetos gráficos como livros, jornais e revistas, além de aprender à finalizá-los da forma correta”, como consta na ementa.

Tudo isso junto e misturado o tornou um curso “célula-tronco”, já que o mesmo poderá ser usado em várias áreas da Comunicação, Economia Criativa e nichos próximos.

Sistematicamente, o curso tem:

– Na Direção de Arte: se aprenderá o planejamento e estratégias criativas para se desenvolver peças gráficas para as mídias impressa e digital.

– No Photoshop: manipular, tratar e realizar efeitos em imagens, com extraordinárias ferramentas de edição e recursos de composição, com uso de camadas; criar layouts com textos; utilizar máscaras de seleção, recortes e uso de efeitos dos mais diversos, neste que é o melhor programa de edição de imagens do mundo.

– No Illustrator: para muitos designers e diretores de arte é considerado o melhor programa para criar e manipular layouts de anúncios, panfletos, cartazes, folders, entre outras peças, como também para criar ilustrações vetoriais. Além disso, se aprenderá a vetorizar imagens e preparar arquivos para impressão e digital, de acordo com as necessidades de cada projeto.

– No Indesign: é o melhor software para projetar, diagramar e finalizar peças gráficas do Design Editorial, como jornais, livros e revistas. Incorpora várias ferramentas do Illustrator, onde poderás ilustrar, criar objetos, importar arquivos, trabalhar estilos de texto, além de preparar arquivos para serem liberados, de acordo com as especificações de cada mídia.

Tendo como público-alvo estudantes e profissionais de Publicidade, Design, Moda, Web, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Animação, Gráfica, Economia Criativa e áreas correlatas, interessados em editoração de jornais, revistas, livros e peças promocionais, como também em aprenderem a arte finalizar suas atividades.

Quer saber mais? Só me escrever: alfredo@expolab.com.br

Alfredo Galamba,
É professor por amor, idealizador da Expolab e torcedor do Íbis.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Alfredo Galamba