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A solidificação das marcas atuais

Como este é o meu primeiro texto como colunista aqui do blog, resolvi desenvolver um assunto que está sendo bastante visado pelas grandes marcas, nos dias atuais, que seria o propósito que as empresas seguem e a relação direta que tem com os clientes, levando assim ao protagonismo no mercado e também a fidelização com muitos.

Os consumidores estão cada vez mais engajados no mundo em que vivem. Com a quantidade de informação que recebem e o grande número de marcas que podem optar, fica claro que são as empresas que estão em suas mãos. Através de estudos, já é possível afirmar que marcas que focam apenas na venda de produtos/serviços, tendo um foco principal o financeiro serão cada vez menos visadas.

As marcas que agregam relevância, atualmente, vão muito além do nome, logo, cores ou embalagens. Apesar dessas características ajudarem no reconhecimento, o essencial para o protagonismo no mercado é que as marcas sejam voltadas para um propósito. A liderança acontece mais facilmente para empresas que possuem um relacionamento com os consumidores, tentando os agradar, atendendo suas expectativas e visões sobre a vida.

O objetivo dessas marcas é encarar com seriedade os valores, o lucro é apenas uma consequência. Diversas empresas já trabalham assim hoje em dia, como: Apple, Facebook, Netflix, Google, entre outras. As marcas brasileiras também já estão entrando nessa nova onda como: Itaú, Banco do Brasil, Vivo…

Esta nova forma de se comunicar com o consumidor faz com que eles se sintam mais próximos da marca. As empresas obtiveram com o tempo mais tecnologias e consequentemente criaram novas formas de impactar. Esta maneira de atingir preza em demonstrar o prestígio dos consumidores em geral, lembrando que o propósito dele se iguala com o da marca e que é essencial viver o presente fazendo sempre as melhores escolhas.

Portanto, o que pode-se notar é que as marcas que buscam valores são mais sólidas, levando a uma fidelização mais rápida por conta do seu envolvimento com o próximo. Já as marcas que ainda não se mobilizaram e permanecem tendo foco apenas no lucro ficam cada vez mais distantes do que se espera hoje em dia, podendo ser vistas como última opção ou sendo esquecidas pelos clientes.

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LUIZA PAIVA