A influência das cores no cinema

As cores contém uma grande influência na psicologia humana, tudo o que captamos no nosso campo de visão é transmitido ao nosso cérebro e assim acaba promovendo estímulos e sensações ao nosso corpo. As cores estão absolutamente em tudo o que vemos, sendo assim sabemos que algumas nos tranquilizam, outras nos estimulam, nos apressam, nos incomodam, etc. Cada um tem seu ponto de percepção para cada sensação, as cores tem funções que você pode utilizar em seus projetos, como organizar e transmitir significados e um dos meios que utilizam bastante essas belezinhas é o cinema.


As cores exercem um trabalho fundamental em atividades criativas. No cinema, os grandes responsáveis por conhecer e encaminhar os papéis das cores em um filme, são os diretores de artes e de fotografia. O diretor de arte fica responsável por todo elemento estético na cena, o profissional tem a responsabilidade de passar por uma longa pesquisa de construção, tanto dos personagens quanto de suas personalidades. Tudo é levado em consideração, como por exemplo: o que o personagem mais gosta de fazer, quais são seus Hobbies, etc. Além da estética ter de ser compatível com a personalidade do personagem, é bom que fale além do que está explicito na aparência do mesmo.  As cores se tornam essenciais para deixar uma cena mais acolhedora ou misteriosa, deixando os sentimentos a flor da pele presentes na situação. Sendo assim, é importante que o diretor de fotografia saiba trabalhar, na prática, realçando o que foi planejado ao longo de toda a concepção da obra.

Imagem relacionada

Dependendo do gênero do filme as cores podem ter um significado diferente. Por dentro de um universo de definições, destaco as cores frias e cores quentes, elas não apenas nos conduzem a um estado de frescor ou calor. As cores frias são exemplificadas como o azul, verde, roxo e o turquesa, elas remetem a diversos sentimentos como, tristeza, calma, passividade, solidão, tranquilidade e por que não, o excesso de frio. Estão associadas ao anoitecer, ao mar, ao céu. As cores preto, cinza e branco são cores neutras quando usadas, são mescladas com outras cores para ressaltar o efeito da cor quente ou fria. As cores quentes, vermelho, laranja, amarelo e tantas outras. De acordo com a psicologia das cores transmitem emoções com intensidade, como por exemplo a paixão, loucura, excitação, vingança. Remete a sensações de calor, são associadas ao sangue, ao sol.
 
Um bom vídeo que vou mostrar neste artigo para vocês, é uma obra chamada The House on Pine Street (A casa em Pine Street) que vem de uma produção independente e mostra o antes e o depois da coloração de um filme, correção das cores, etc. O colorista tem o papel de igualar a exposição de cor das câmeras e ajustar a luz e o brilho diante dos personagens.

 

 

Notou a diferença? As cenas não teriam o mesmo significado se não fosse pelas cores, não é? Um elemento essencial é um bom conjunto de cores, assim o resultado será de cenas com efeitos memoráveis. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e de tantos estudos na área, temos construções tão ricas e visualmente elaboradas que trás orgulho de escrever sobre este tema. Vimos aqui o quão elaborado e estudado tende ser as produções audiovisuais e o quão dedicado são nossos grandes profissionais envolvidos para nos trazer a satisfação de assistir a um bom filme e compartilhar inúmeras sensações.  😀

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *