O que será o marketing digital para 2018?

A chegada de 2018 vem acompanhada com uma mudança no marketing digital. Novas tendências estão entrando no mercado e os anunciantes precisam prestar atenção ou podem ser forçados a perder relevância. Com a necessidade de se tornar mais visível e alcançar mais consumers, o marketing digital deste ano oferece (na minha humilde opinião) avanços nas tecnologias emergentes, uma vez que os consumidores exigem uma experiência mais integrada.

Tentei listar abaixo alguns trends do marketing digital para este ano que mal começou e eu já considero pacas!

1 Realidade aumentada integrada através das mídias sociais

À medida que nossos dispositivos móveis se tornam mais poderosos e os aplicativos sociais se integram melhor com a RA (Realidade Aumentada), as marcas a usarão para interagir melhor com os consumidores. Por exemplo, usando sua localização, as marcas podem desencadear o conteúdo de RA patrocinado, que só pode ser acessado nesse local, naquele momento. Pokémon Go foi o pioneiro com essa ideia, e sinto que o Instagram e o Facebook estarão em breve integrando essa tecnologia em suas plataformas.

2 Mais anúncios direcionados com finalidade específica

As pessoas já têm uma atenção mínima e são bombardeadas por milhares de anúncios diariamente. Eu acho que os anúncios se tornarão mais singularmente propostos na natureza, com um objetivo muito específico e o objetivo da conversão de metas em mente, seja uma experiência móvel ou de desktop. Eu também acho que as plataformas de anúncios para celular mostrarão um grande crescimento em 2018, incluindo Facebook, Instagram, Snapchat, etc.

3 Interfaces de conversação do usuário 

As interações conversacionais, como o Alexa da Amazon, o Assistente do Google, Cortana da Microsoft e outros, continuarão a encontrar seu lugar nas rotinas e vidas dos consumidores. A inteligência artificial voltada para a “conversa” será extremamente natural e permitirá que as marcas interajam naturalmente com os consumidores que desejam informações, ou para transacionar, ou apenas para se divertir.

4 Vídeo marketing

Vídeo está se tornando a forma mais popular e influente de conteúdo digital para as empresas de hoje e, se feito corretamente, pode ter um impacto muito positivo em sua empresa. À medida que nossa atenção diminui, os comerciantes estão confiando cada vez mais na criação de conteúdo de vídeo para aumentar o ranking dos mecanismos de pesquisa, aumentar o engajamento e as taxas de tráfego do site, como exemplo.

5 Digital integrado em experiências offline

Eu acredito que em 2018, o digital não ficará mais sozinho como uma disciplina separada. Veremos que isso se torna mais integrado nas experiências da vida real e os dois se tornarão perfeitos. Não vai ter mais isso de online e offline, a bola da vez é o online MAIS o offline. Começamos a ver isso em eventos profissionais de esportes e arena onde a experiência online começa antes do evento e continua durante o evento. Eu  acredito muito espero que o mercado experimente muito isso em 2018.

6 Assistentes virtuais

O Google em pesquisa recente afirmou que 20% das suas consultas móveis são pesquisas de voz, e esse número só aumentará à medida que os consumidores se acostumarem a perguntar ao Alexa, Siri, etc para saber o que comprar. O mercado precisa se preparar criando conteúdo que captura esses tipos de pesquisas e anuncie em locais não tradicionais (como patrocinar recomendações em Frizers Smart, por exemplo).

7 Diferentes tipos de marketing de conteúdo

Com novos formatos que evoluem todos os dias e a popularidade do vídeo, o marketing de conteúdo não é mais sobre a escrita de postagens de blog e em perfis em mídias sociais. A pesquisa por voz alterará muitas estratégias de conteúdo para orientar mais os resultados apresentados. O conteúdo será mais interativo e se integrará a outros recursos de interação com interfaces.

 

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Júnior Mehiel

Júnior Mehiel

Profissional de marketing com experiência construída em grupos de comunicação. Primeiro, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal – Afiliada SBT, Rádio Jornal, Portal Ne10 e Jornal do Commercio) e atualmente inserido no Grupo Nordeste de Comunicação (TV Asa Branca – Afiliada Globo, CBN, Top Music, Rádio Globo, Nova Rádio Globo, G1 e Globo Esporte) na qual atuo em inteligência de mercado com fim ao planejamento em vendas.

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