Blog – expoLAB

5 filmes para te inspirar a entrar na jornada do empreendedorismo em 2018

Bom, todo mundo sabe que o cinema sempre nos inspira e nos influencia em alguma área da vida. Correto? E com o empreendedorismo não é diferente. Nessa lista você vai encontrar filmes inspiradores, alguns com histórias baseadas em fatos reais e outros não, mas cada um vai te trazer uma – ou mais, característica importante para encarar essa jornada que é empreender. “Let the games Begin”.

  1. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

 

O filme que rendeu a Julia Roberts um Oscar, um Globo de ouro, o MTV Movie Awards, na categoria melhor interpretação feminina e o Screen Actor Guild (SAG) não poderia ficar de fora dessa lista.

Erin é a mãe de três filhos que vive uma vida repleta de dificuldades. Ao ir trabalhar num pequeno escritório de advocacia ela descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e que está espalhando doenças entre os moradores, Erin, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto.

Começa aí uma trajetória cheia de perspicácia e persuasão, onde ela consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela. Erin conseguiu um processo de 333 milhões de dólares.

Por que assistir?

O filme é baseado em uma história real e adaptado para o cinema com uma construção muito baseada no arquétipo do herói, de Joseph Campbell. A personagem nos traz a ideia de que resolver grandes conflitos e/ou agarrar oportunidades é algo muito mais ligado ao poder de execução que cada um de nós possuí do que qualquer outra coisa. É na prática a famosa frase do ecossistema empreendedor: “Less talk, more action!”

  1. Coco antes de Chanel (2009)

            Protagonizado por Audrey Tautou (Amélie Poulain), o filme conta a história de Coco Chanel, famosa estilista que ficou conhecida mundialmente por contradizer os costumes da sua época ao se vestir com roupas masculinas. Nesse período as mulheres costumavam usar espartilhos e milhões de adereços provavelmente deveras desconfortáveis.

            O longa passa no século XX, na França, e retrata o começo difícil da vida da estilista, onde precisou enfrentar pobreza extrema e diversos outros desafios.

Por que assistir?

Além de ser um filme biográfico e que vai te contextualizar bastante sobre a história de uma das marcas mais famosas do mundo, também é um filme que fala sobre resiliência ao longo da vida. Sim, resiliência, essa palavrinha que o e Word sublinha com vermelho por não saber o significado, mas que é primordial para TUDO que você for empreender em sua vida. Lembrando, empreender vai além de criar empresas. Nós, homens e mulheres, empreendemos o tempo todo. Comportamento empreendedor é algo que conversa com diversos setores da nossa vida. Pense nisso!

  1. Lado a lado (1998)


Olha Julia Roberts aqui outra vez!

Lado a lado acompanha a rotina de um casal recém separado, com dois filhos, em que o pai começa a seguir em frente e se relacionar novamente. Os filhos, no entanto, não aceitam a nova madrasta e por vezes são influenciados pela mãe a não a aceitarem também, até que uma notícia faz com que a rotina dessa família precise se adaptar aos novos desafios.

Por que assistir?

Bom, vocês devem estar se perguntando por qual motivo esse filme traz lições de empreendedorismo. Em primeiro lugar um bom empreendedor precisa saber que haverá inúmeras situações ao longo da jornada em que ele irá precisar se adaptar, ser resiliente, perseverante e flexível. Sem a flexibilidade de resistir à ambientes hostis, dificuldades e, por vezes – muitas vezes, rejeições, será difícil se manter no mercado por muito tempo.

Além disso, estamos formando gerações imediatistas demais, pouco capazes a resistir às frustrações. Claro que devemos ter um limite, mas desistir sem análise crítica e sem levar em consideração que as coisas nem sempre saem do jeito que queremos é imaturidade. Seja firme, tente uma, duas, três, quatro vezes, se necessário. Cada erro vai te deixar mais próximo do acerto. Clichê, mas é real!

  1. Um Senhor Estagiário (2015)

Muito provavelmente esse é o filme mais óbvio dessa lista. Conta a história de Bem Whittaker, um viúvo de 70 anos, que descobre que a aposentadoria não é tudo aquilo que ele imaginava. Aproveitando uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, ele vai trabalhar como estagiário sênior em um site de moda, liderado pela jovem Jules Ostin.

Por que assistir?

Além de ser um filme super fofo sobre amizade e contar com boas atuações, de Anne Hathaway e Robert De Niro, é um filme que te faz refletir sobre quem você quer ser na terceira idade. Sutilmente ele te faz indagar: Quem eu quero ser em X anos? Nessa situação, eu teria coragem de recomeçar do zero? Lições de humildade e empatia irão cair da tela diretamente no seu colo. Vale a pena, vai por mim!

  1. Joy: O Nome do Sucesso (2016)

Por último e não menos importante, esse clássico do empreendedorismo, que traz uma história verídica e que une diversas lições e insights, para quem quer se preparar para empreender ou se inspirar para continuar empreendendo. Joy conta a história de uma mulher brilhante desde criança, com grandes ideias e ideais, mas que vive em um ambiente familiar tóxico. Joy Mangano foi responsável por criar um esfregão de limpeza de sucesso no mundo inteiro, fez fortuna e é case de sucesso e de inspiração pra muita gente. O filme rendeu o Globo de Ouro e o Teen Choice Award, de melhor atriz de drama, para Jeniffer Lawrence. Além de algumas indicações, inclusive ao Oscar.

Por que assistir?

De tanta relevância que esse filme tem para essa lista, poderia dedicar um artigo inteiro a ele. Mas, ignorando a possibilidade momentaneamente, seguiremos:

Fique atento as oportunidades! Boas ideias podem surgir a qualquer momento, quanto mais você tiver sinergia com a área melhor. Ou seja, comece empreendendo com algum produto/serviço que você domina. Um bom case de sucesso aqui no Brasil, que exemplifica isso é o da empreendedora Zica Assis, da empresa Beleza Natural.

Planeje e não desista. Joy precisou enfrentar diariamente o ambiente nada saudável da sua própria vida. Adiou sonhos e metas para colocar comida na mesa, mas não desistiu.

Ninguém vende o seu produto melhor do que você. Use, respire, seja seu produto/sonho/propósito. Aliás, tenha um propósito que vá além da estabilidade financeira.

Give Back! No ecossistema empreendedor, se fala muito de um termo chamado Give first, ou seja, dê primeiro. Oferece sua ajuda, ensine o outro, empodere o outro e ao longo do tempo ele irá retribuir isso a um terceiro, assim, toda a comunidade se fortalece. Nesse caso, após o sucesso, Joy percebe que precisa olhar para trás e ajudar outras pessoas na mesma situação em que um dia ela esteve. O objetivo é o de fortalecimento da comunidade mesmo. Traduzindo: devolva ao ecossistema empreendedor tudo que você aprendeu e que recebeu um dia. No final das contas, a certeza que fica é de que, “Quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.”

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

CÁTIA BARROS