Presumes quem são os prosumers ?

Que o consumidor está cada vez mais exigente, não é segredo pra mais ninguém… Todo mundo já sabe, e quanto mais competitividade entre as marcas no mercado, mais poder o consumidor detém, mais poder de escolha, de negociação e tantos outros… E aí, com os consumidores mais ligados no que consomem e conectados nessas questões, cientes de seu poder, surgem os prosumers. Mas quem são os prosumers? onde vivem? e do que se alimentam? brincadeiras à parte, vamos então, entender um pouco mais sobre o assunto, a partir destas três perguntas.

Antes de tudo precisamos entender a origem do termo prosumers, que vem da junção de duas palavras, no inglês, producers and consumers, que no caso: um neologismo, respectivamente do inglês para o português, prosumidores: produtor e consumidor. Os prosumers estão em toda parte, consumindo e produzindo conteúdo, com isso, estão atentos a qualquer novidade, basta um celular na mão e pronto, suas experiências  foram compartilhadas, e eles farão com que o máximo de pessoas possam receber sua mensagem, seja em seu ciclo social nas mídias, ou numa relação mais abrangente.

Os prosumers atuam majoritariamente na internet, é lá que eles se encontram. Para exemplificar, um prosumidor, é aquele que fala de um novo aplicativo que ele baixou em seu smartphone, até o novo shampoo que experimentou… Dos mais variados tipos de produtos e serviços, e te recomenda, caso tenha tido uma boa experiência, dessa forma temos um possível defensor da marca, ou que te diz para passar longe, fazendo com que a sua experiência não tão boa, sirva de exemplo para alertar as próximas pessoas que poderiam utilizar o produto/serviço.

Os avanços das mídias, principalmente as sociais, deu voz a esse grupo, que inclusive possuem grande conhecimento das plataformas digitais, onde é seu local de atuação como: em seus perfis sociais, Twitter, Facebook… Também em blogs e até mesmo canal no YouTube, para expor suas opiniões e experiências à respeito das marcas, seus produtos/serviços, o posicionamento e até mesmo a falta dele. Eles não fazem cerimônia para compartilhar seus pensamentos na internet. Os prosumers possuem autoridade no que fazem, nos assuntos e na forma como enviam suas mensagens para seu público, e lideraram  números consideráveis de consumidores.

Contudo, podemos considerar que os prosumers possuem grande influência sobre os consumidores, eles causam impacto direto na marca e suas estratégias, são indicadores de como vai a marca, se eles estão falando bem, é porque a marca e seus produtos andam bem. Se falam mal, nem precisamos dizer que as coisas precisam mudar… E se eles não falam ? A marca precisa verificar o que está acontecendo, observar se há uma falha na comunicação, e fazer-se ser vista, diante desse grupo tão importante.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas