Blog – expolab

Memes! Sabe mesmo o que são?

Os famosos memes de Internet.

 

É muito improvável que alguém que navegue por redes sociais e nunca tenha se deparado com um meme. Afinal, é considerado a graça da internet. A expressão meme de Internet é usada para descrever um conceito de imagem, vídeos, gifs relacionados ao humor, que se espalha, principalmente se estiver em alguma rede social, que é onde justamente eles se espalham.

Na verdade, meme Meme é um termo criado Richard Dawkins no seu livro O Gene Egoísta e é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. Foi uma maneira do cientista simplificar a palavra que poderia ser até ser chamada mimica.

O que muitos de nós não sabemos é que no marketing, o meme nada mais é do que a representação da empresa em uma figura ou escrita. Toda a empresa necessita em si de uma personalidade, certo? O meme surge justamente nesse quesito. Ainda mais agora que as redes sociais são um prato cheio para esse tipo de utilização, as empresas conseguem acompanhar isso de maneira positiva, espelhando os memes virais ao de marketing de uma maneira tão natural que o consumidor muitas vezes nem percebe.

Quer exemplo de meme viral? Já ouviu falar em Inês Brasil? (Lá lá lá lá Ô) Certo, isso mesmo. Já para o de marketing, pode pegar o urso da Coca-Cola como um meme de produto. Um pode inclusive ser extensão do outro, já que inclusive a própria Inês Brasil serviu como cara para a propaganda da Netflix. O importante é estar engraçado e atual. O importante é ser e ter meme.

Basta ficarmos atentos aos novos memes que serão criados! Para divertir tanto nas redes sociais tanto no nosso meio publicitário.

Alfredo Galamba