Blog – expoLAB

Gestalt e suas Teorias aplicadas na Publicidade

Provavelmente você já se deparou com imagens, na qual as mesmas não foram percebidas/ entendidas da mesma forma que outra pessoas;

Existe uma grande chance dessas imagens utilizarem as teorias do Gestalt.

Mas, o que é Gestalt?

O Gestalt estuda como o nosso cérebro percebe as formas, ele entende que nós percebemos as coisas como um toldo, e não em pontos separados.

Se ainda não ficou muito claro, vamos observar e ler com atenção, suas famosas teorias.

1- Unidade

A Lei da Unidade diz respeito à constituição de um elemento, que pode ser formado por uma única parte, ou por várias partes que em conjunto forma esse elemento.

2- Segregação

A Lei da Segregação diz respeito à capacidade que o nosso cérebro tem de evidenciar, destacar, separar uma ou mais unidades na composição inteira ou em partes dela.

3- Unificação

A Lei da Unificação acontece, quando existem elementos iguais ou semelhantes distribuídos de forma coerente e harmônica.

4- Fechamento

A Lei do Fechamento, é a lei que faz com que o nosso cérebro imagine contornos ou faça fechamentos que não existem.

5- Continuidade

A Lei da Continuidade, é a impressão visual de como as partes se organizam, através da organização perceptiva da forma de modo sem interrupções.

6- Proximidade

A Lei da Proximidade, ocorre quando elementos próximos tendem a se agrupar visualmente, construindo um todo.

7- Semelhança

Assim como a lei da proximidade, a lei da semelhança, ocorre quando os elementos tende à se agrupar visualmente, porém, na lei da semelhança, é quando possuem características semelhantes, seja pela forma, cor, textura…

8- Pregnância da forma

A pregnância da forma, é a lei básica da percepção visual da Gestalt e é usada para mostrar a eficiência da aplicação das leis que observamos anteriormente.

As teorias do Gestalt, é útil para descobrir como funciona a visão ao ver e por que algumas formas ou elementos são melhores organizados/ agrupados ao olhar do que outros.

Vejam agora, alguns exemplos onde são usadas as teorias do Gestalt, em peças publicitárias, esbanjando criatividade.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

DEBORAH FERRE

DEBORAH FERRE