Blog – expolab

3 filmes com protagonistas femininas fortes para ver na Netflix (e que o foco não são seus relacionamentos amorosos)

As produções cinematográficas com protagonistas mulheres aumentam a cada dia graças a atual onda feminista que tem se espalhado pelo mundo e, por conseguinte, pela indústria do Cinema, que tem feito movimentos como “Time’s Up” surgirem e criarem forças diante da mídia. Neste artigo, elenco 3 maravilhosos filmes – e que particularmente sou apaixonada – com protagonistas femininas fortes, onde o foco da narrativa não são seus relacionamentos, para ver na Netflix. Vamos começar o ano mais feminista?

1. Histórias Cruzadas (The Help), 2011

Um filme que não canso de assistir nunca! Dirigido por Tate Taylor, o filme conta a história de Eugenia “Skeeter” (Emma Stone), uma recém formada em Jornalismo, que volta a morar com seus pais na cidade em que nasceu, Jackson, Mississipi, na década de 50. Lá ela acaba se aproximando de mulheres negras que trabalham como empregadas e babás das filhas das mulheres brancas da cidade, em um tempo onde o racismo ainda era extremamente enraizado na sociedade, apesar da luta pelos Direitos Civis. Eugenia “Skeeter” decide escrever um livro sobre essas empregadas sob a perspectiva delas, coisa que até então era pouco produzida.

O filme mostra o racismo sofrido por mulheres negras da época, além de trazer temas como feminismo, protagonismo feminino, luta de classes, luta pelos Direitos Civis norte americano, escrita feminina, violencia doméstica e sororidade. Filme de cabeceira!

2. Bravura Indômita (True Grit), 2010

Dirigido pelos Irmãos Cohen, o filme de 2010 é um remake do original lançado em 1969. O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome de Charles Portis, de 1968.

A obra conta a história de Mattie Ross (Kim Darby)  que com apenas 14 anos decide caçar o assassino de seu pai, Tom Chaney (Jeff Corey). A menina conta com a ajuda do cherife Rooster Cogburn (John Wayne), o mais impiedoso da cidade, e de LaBoeuf (Glen Campbell), um Texas Ranger que também procura pelo mesmo criminoso. O filme se passa no velho oeste, em um tempo onde as mulheres não tinham quase nenhum direito. Ele mostra a força da mulher em meio a um tempo pouquissimo ou quase nada feminista e discorre sobre como podemos conseguir o que queremos quando lutamos com coragem. Filme inspirador, bonito e forte!

3. Frances Ha, 2012

Filme escrito e dirigido por Noah Baumbach e estrelado por sua companheira na vida real, Greta Gerwig. Conta a história de Frances Halladay (Greta Gerwig), uma bailarina que dá aulas de dança e que mora com sua melhor amiga Sophie (Mickey Sumner). Sophie decide se mudar e essa ação acaba transformando a relação das duas, trazendo desentendimentos entre elas, o que acaba as separando um pouco.

O filme é todo em preto e branco e mostra uma Nova York atual lindamente cinematográfica. Ele mostra a relação de amizade entre duas mulheres e o quanto, às vezes, o que precisamos mesmo é de um colo de uma amiga pra passar pelos desafios da vida. É uma história de amor fraternal feminina e belíssima. Qualquer jovem de vinte e tantos vai se identificar com a história de Frances Ha.

 

Raiza Hanna