Blog – expoLAB

Será que estou aprendendo ou apenas passando de ano?

O ano chegou ao fim e classicamente fomos levados a refletir sobre aqueles doze meses. Malditas sejam as retrospectivas da Globo e compilações de memórias do Facebook. Mas não deixa de ser um mote interessante isso das avaliações, porque ninguém gosta de ser avaliado!
Voltando ao básico, nosso sistema de ensino entende que ao longo da unidade, do semestre, do ano, os alunos vão recebendo informação dos mestres e ao final de cada ciclo eles devem demonstrar que fizeram dessas informações “conhecimento”. É disso que surgem as provas (momento em que você vai “testar” o que aprendeu e “provar” que está apto). Algumas correntes pedagógicas, por outro lado, acreditam que esse processo é antiquado e está ultrapassado.
Independente de fazer aqui um debate sobre os rumos da educação, é mais interessante ser mais direto: ao final do período a gente recebe uma nota. O professor (na metodologia que utiliza) atribui um resultado: atingiu o esperado ou não. Passou ou não passou. Mas e do outro lado? Será que cada aluno se pergunta se atingiu o esperado?
Para que estamos na sala de aula? O que eu espero da minha faculdade, o meu curso…? Quem não sabe pra onde vai não tem como saber uma direção a seguir, então a cada semestre é importante pensar no que estamos construindo. Não é uma questão de avaliar se estamos nos divertindo, mas de pensar se o que estamos aprendendo nos acrescenta, seja pessoal ou profissionalmente. E às vezes, mais importante, será que estar nesse curso me faz bem?
Essa campanha “Não é Normal” trata exatamente dessas situações em que a gente mesmo se coloca e foi criada pela Frente Universitária de Saúde Mental: https://www.facebook.com/frentedesaudemental/
Ao longo do meu tempo em sala de aula já vi muitos alunos mudarem de curso por não serem felizes e não se sentirem preenchidos pelas suas primeiras escolhas. Mudar e se encontrar é sempre uma necessidade e nunca uma vergonha. Afinal, o mundo precisa de pessoas e profissionais felizes e satisfeitos.
Que em 2018 estejamos em sintonia com nossas escolhas. 🙂
CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Alfredo Galamba