Patentes da Sony mostram redesign do controle de movimento do PS4

Duas patentes detectadas pela VR Focus parecem sugerir (como esperado) que a Sony não se conformou em usar os controles de movimento “PlayStation Move” de quase dez anos de idade como a principal opção de controle de movimento para os jogos de realidade virtual no PlayStation VR.

Embora seja importante notar que as patentes não significam necessariamente que a Sony introduzirá uma linha de novos controles, os próprios arquivos oferecerão aos desenvolvedores uma visão de rumo que a empresa pode tomar, como ter uma nova opção de controle VR no console de mais de 2 milhões de vendidos no futuro. Um lançamento de novos controles é notável, é claro, porque a configuração atual do controle de movimento para a PlayStation VR depende do hardware originalmente lançado em 2010 para a PlayStation 3. A Sony reutilizou um dos controles para rastrear o movimento para jogos PlayStation VR, mas esse arranjo não dá aos jogadores acesso a um botão analógico ou a um botão direcional.

Fonte: Playstation; Vendido juntos como Playstation Move; A esquerda, o controle de movimento, e a direita, o controle de navegação.

A mais recente das duas patentes foi arquivada pela Sony Interactive Entertainment no Japão no início deste mês e oferece uma olhada em um controle cilíndrico de mão única que não possui a bola incandescente distintiva, movida por movimento, mas possui um botão analógico e uma alça de mão.

O VR Focus observa que uma segunda patente arquivada no início de 2017 poderia, no entanto, oferecer uma maneira para que este novo design do controle seja rastreado dentro da PlayStation VR sem a necessidade da bola brilhante e colorida usada para rastrear o controle atual Move Motion.

Essa segunda patente descreve uma maneira de o hardware ser rastreado por um head-mounted display (óculos de realidade virtual), embora isso exigisse novamente algumas atualizações de hardware para o próprio PlayStation VR. Além disso, essa patente descreve um sistema de rastreamento de dedos, que permitiria que os jogos acompanhassem os movimentos individuais dos dedos.

Fonte: VR Focus

Parece que a Sony resolveu criar um controle hibrido, juntando as funcionalidades dos dois controles do Playstation Move. Por enquanto não se tem previsão de quando vamos obter esse novo controle, ou o quão ele irá afetar os jogos atuais que ainda utilizam o Playstation Move.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rennan Raffaele

Rennan Raffaele

Professor Universitário, possui Mestrado em Game Design pela UBI Portugal, formado em Jogos Digitais pela Unicap, e Mestre Pokemon nas horas vagas. Dedica parte do tempo salvando Hyrule e catando Korok seeds, com sua nova paixão chamada Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *