Blog – expolab

Roteiro Cinematográfico

Um roteiro cinematográfico nada mais é do que um filme escrito em palavras. Serve como um guia para o filme ser feito. Tudo o que acontece na telinha dos nossos cinemas, antes foi escrito por um profissional, o roteirista. O roteirista transforma a idéia principal do filme e põe no papel todo diálogo e cenas, deixando-o pronto para ser filmado. O profissional da área não é exatamente só um produtor de histórias, vai vir a partir dele toda concepção artística de outro profissional, descrever as sensações, comandos, isto através de um esquema que facilitará a filmagem ou a encenação de toda a história em questão. O roteirista pode desenvolver a sua própria narrativa ou pode fazer algumas adaptações de uma determinada obra.

Imagem relacionada Fonte: Pinterest. 

As etapas de produção de um roteiro de cinema caracterizam-se em: Desenvolver o projeto, produzir, finalizar (Ou Pós-produzir) e distribuir. O roteiro é dividido em cenas e contém: a descrição dos ambientes e da ação, o nome dos ambientes e personagens, os diálogos e indicações para personagens, e, por último, a indicação de efeitos para transição de cenas. Se um roteiro for mal escrito, o filme poderá nunca sair do papel, se o texto não convencer, as páginas serão jogadas fora e tudo deverá ser produzido novamente, isso acontece com muitos roteiros todos os anos.

Cada parte do processo da produção cinematográfica é baseada nas indicações do roteiro. Por exemplo a produção, através do roteiro tem a possibilidade de desenvolver uma lista do que será necessário para por em prática o projeto, pode criar uma prévia do orçamento de custos, encontrarem os devidos profissionais necessários para desenvolver o filme conforme as “qualidades” do roteiro. O diretor de fotografia e a equipe, através do roteiro podem criar o ambiente e a iluminação que conduzirá com o clima e as necessidades dramáticas da história que será contada.

Resultado de imagem para roteiristaFonte: Academia Internacional de Cinema.

O roteiro é a peça chave para a direção de uma obra cinematográfica, o diretor precisa do roteiro para que ele possa saber o que deve ser filmado e como será colocado em prática através das câmeras. Sem o roteiro o diretor não tem um filme que possa ser filmado, sem um diretor o trabalho do roteirista não passa de um monte de palavras, não cumprindo a função básica de se tornar um filme. 

“O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não existe um bom filme”Doc Comparato.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas