Blog – expoLAB

Co-marketing vs Co-branding: qual é a diferença?

DOIS É MELHOR QUE UM!

Pense em todas as grandes coisas que aparecem em pares que não seriam tão eficazes sem sua contrapartida (cookies sem leite?).

Embora ambas as abordagens envolvam uma parceria entre duas marcas que buscam aumentar seus esforços de marketing individuais, co-branding e co-marketing se afastam uns dos outros em termos de execução.

Co-Marketing

A “co-comercialização” ocorre quando duas marcas de mentalidade semelhante alinham seus esforços para promover o produto ou serviço de cada um. Embora não seja criado um produto híbrido, um empreendimento de co-marketing permite que as marcas alavanquem suas relações com outras marcas.

As campanhas de co-marketing visam oferecer maiores resultados em termos de visibilidade, alcance e avanços de vendas que não poderiam ter sido realizados sem o suporte de outra marca. O exemplo tempos de forma bem simplificada a venda de produtos agregados. Quem lembra de: “compre uma garrafa de Run Montilla e ganhe uma coca-cola?”

Co-Branding

Co-branding refere-se a um arranjo de marketing onde duas marcas diferentes unem forças para criar um produto ou serviço indicativo de suas identidades. Esta abordagem abre uma oportunidade para uma marca apresentar seu produto ou serviço aos devotos de outra marca. Exemplificando também, temos o recente caso da Bob’s e Ovomaltine que se uniram para produzir o milkshake Bob’s Ovomaltine.

Mas como identificar o parceiro certo?

Co-Marketing

Se a sua marca pretende se envolver em uma parceria de co-marketing, um bom ponto de partida seria identificar uma lista de marcas que você estaria interessado em associar. Esta lista pode ser tão longa ou curta como você escolhe, no entanto, sugiro obter o máximo que puder e, em seguida, começar a reduzi-los de acordo com a eficácia e praticidade.

Enquanto você quer considerar marcas que coincidem bem entre si, é melhor evitar os concorrentes diretos. Você não quer que seus esforços de marketing se vire uns com os outros, mas sim se complementem. Uma marca com pessoas compradoras similares, ideologias de marketing similares, mas produtos e serviços diferentes verão o maior sucesso com co-marketing.

Co-Branding

Selecionar um parceiro para uma oportunidade de co-branding é muito semelhante em termos de o que procurar. Muitas vezes foi mais fácil identificar o produto ou serviço que você gostaria de criar primeiro e, em seguida, trabalhar para selecionar uma marca com base nessa decisão.

Um bom ajuste para co-branding provavelmente seria alguém que poderia se beneficiar do esforço de forma semelhante, enquanto sustenta o financiamento adequado e recursos para apoiar o fim do acordo. Em termos de recurso cruzado, é importante que suas pessoas compradoras sejam receptivas à identidade da marca do seu parceiro e vice-versa.

Hora de colher os benefícios!

Depois de ter adquirido um parceiro, é importante estabelecer as bases da sua campanha de marketing antes de qualquer outra coisa. Ao elaborar os detalhes com antecedência, não haverá confusão sobre o que você espera um do outro. É importante determinar como e quando realizar as tarefas necessárias no seu final e preparar sua equipe de acordo com essas estipulações.

Uma vez que você tenha identificado à execução, você pode começar a aplicar seus esforços de marketing. Dependendo dos arranjos que você faz com seu parceiro, eles são uma série de benefícios potenciais que podem advir da sua campanha:

Co-Marketing

1 – Exposição à lista de correspondência:

Se ambas as marcas possuem uma forte lista de endereços de clientes, eles podem utilizar seu banco de dados de contatos para apresentar a marca de seus parceiros. Este tipo de exposição facilita o estabelecimento de novas oportunidades de rede, pois duplica seu alcance.

2 – Aumento do acesso aos recursos:

Enquanto você deve procurar se associar com uma marca em um campo de jogo igual, eles podem possuir recursos alternativos que você pode aproveitar. Quer se trate de software, estratégias ou relações com líderes da indústria, sua marca deve procurar qualquer oportunidade de incorporar essas coisas na sua campanha.

3 – Credibilidade aumentada:

Os esforços de co-marketing ajudam a construir a credibilidade da sua marca enquanto eles trabalham para obter o seu nome lá fora. Não só a sua visibilidade aumentou, mas também o arranjo feito entre você e seu parceiro é reflexo do nível de confiança que estão dispostos a investir na sua marca.

4 – Tempo Salvo:

A co-comercialização permite o acesso instantâneo de sua marca a um banco de dados completo de novos clientes. Levaria muito tempo para que sua marca adquira um banco de dados de contato tão expansivo organicamente, e é por isso que o co-marketing é incrivelmente efetivo em termos do tempo que você economiza e a taxa em que você vê os resultados.

Co-Branding

1 – Menos caro:

Comercializar um novo produto ou serviço nem sempre é econômico. As oportunidades de co-branding permitem lançar um novo produto ou serviço e dividir as despesas com seu parceiro. Dobre a exposição; metade do preço. Quem poderia argumentar com isso?

2 – Exposição ao mercado novo:

Embora os produtos e serviços da sua marca possam ter ressoado com apenas uma audiência no passado, os esforços de co-branding expandirão seu potencial para alcançar um território inexplorado. Trabalhar no mercado do seu parceiro aumentará a probabilidade de atrair novos clientes de volta à sua marca, permitindo que você estabeleça novos relacionamentos com os clientes.

3 – Buzz duplicado ao redor da versão:

Quando duas marcas se juntam para lançar um produto ou serviço especial, é natural que as pessoas tenham curiosidade quanto ao resultado. Esse tipo de zumbido pode ser aprimorado por cada marca individual promovendo o lançamento em seus meios de comunicação social, incentivando as pessoas a se envolver em conversas centradas em torno da colaboração. Duas vezes a campanha publicitária ajuda a estabelecer as bases para uma versão bem sucedida do produto.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Júnior Mehiel

Júnior Mehiel

Profissional de marketing com experiência construída em grupos de comunicação. Primeiro, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal – Afiliada SBT, Rádio Jornal, Portal Ne10 e Jornal do Commercio) e atualmente inserido no Grupo Nordeste de Comunicação (TV Asa Branca – Afiliada Globo, CBN, Top Music, Rádio Globo, Nova Rádio Globo, G1 e Globo Esporte) na qual atuo em inteligência de mercado com fim ao planejamento em vendas.