Blog – expolab

Não tenha medo de ter uma ideia ruim

“Não tenha medo de ter uma ideia ruim, ruim é não ter ideia. –Seth Godin

Antes de tudo, quero acreditar que esse pequeno texto será mais ou menos uma conversa nossa, se possível. E que ao decorrer, qualquer dúvida que possa surgir, seja sanada. Combinado ?!

Num dia desses, vi a frase  “Não tenha medo de ter uma ideia ruim, ruim é não ter ideia.”  -Seth Godin,  Numa imagem, no Instagram, e passei a refletir, sobre quando é preciso ter criatividade, ter ideias… mas essas ideias não vem ou não fluem da forma que a gente deseja.

Mas vamos confessar ?( Lembrando que esse pequeno textinho não é sobre bloqueio criativo.) As vezes parece que  a gente meio que se auto-sabota. E eu estou usando o “a gente” porque muitas vezes isso acontece com quase todo mundo, ter uma ideia mas não acreditar que seja suficientemente boa… E aí, termina guardando pra si. Isso ocorre porquê, ao compartilhar uma ideia, ela será avaliada, e ser avaliado é algo que as vezes, quase sempre,  assusta! O que é bem normal, mas sempre que isso ocorrer é importante se fazer uma pergunta:

– Como saber se a ideia é Boa, se não foi compartilhada?

É preciso se fazer esta pergunta na hora do brainstorming, porque ela te fará ter mais segurança ao expor suas opiniões.

E hoje eu quero falar exatamente sobre isso, do sentir se seguro para compartilhar ideias, pois pra ter certeza de que uma ideia é boa, antes de tudo, ela precisa ser compartilhada. É preciso ouvir a opinião de terceiros, seja entre amigos, seja no trabalho, seja numa roda de brainstorming, e aqui, chegamos no ponto alto da nossa “conversa” rsrs.

Existem diversas ferramentas que auxiliam a criatividade, como: scamper,  mapmind entre outros, algumas dessas ferramentas servem exclusivamente para reformular ideias, transformar uma ideia em outra, sem que ela perca a essência. Mas o que eu quero tratar aqui e esclarecer, é que toda ideia que envolva o processo criativo, para atingir determinado resultado, principalmente se for num brainstorming, é importante ser ouvida! E sobretudo, estar  seguro, de que ter uma ideia, ainda que não pareça ser tão boa, não é ruim! Lembre-se sempre! Uma ideia ruim pode se tornar, uma ótima ideia!

Bom, meus queridos, por hoje é só!

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Ruann De Almeida

Ruann De Almeida

Publicitário com certificações em Produção de conteúdo e Outbound Marketing e Sales. Seis anos de Atendimento com marketing e vendas. Voluntário como Conselheiro de Marketing, Colunista e Assessor Digital. Metido a artista: artesanato e música. <3