Blog – expolab

Easter Egg: Como tudo começou

Saudações Viajante !

Muitas vezes nos deparamos com mensagens subliminares em todos os tipos de mídias sejam elas filmes, livros, séries ou jogos, todas elas compartilham do mesmo termo de descrição, o Easter Egg. Em geral ele se refere a conteúdo que está omitido, sendo possível de ser encontrado depois que a pessoa cumpre uma série de requisitos ou simplesmente sendo bastante atenciosa. O nome tem como origem a páscoa, em que ovos são escondidos para crianças encontrarem.

O primeiro relato registrado de um easter egg em jogo aconteceu no ano de 1979 quando o programador Warren Robinnet que era funcionário da Atari na época, discordava da política da empresa que não incluía os devidos créditos dos envolvidos nos jogos desenvolvidos. Em resposta a esse desentendimento entre empresa e funcionário, ele secretamente inseriu uma mensagem escondida no jogo Adventure, quando o jogador movia seu personagem para um determinado pixel num momento específico do jogo a seguinte mensagem aparecia no meio da tela: “Created by Warren Robinnet“. Claramente isso não passaria despercebido, um jogador relatou sobre sua descoberta no jogo e a Atari de imediato quis relançar o jogo, dessa fez de forma “correta”. O diretor de desenvolvimento de Software da Atari responsável sugeriu manter a mensagem, já que custaria recursos da empresa para relançar o jogo e encorajou a inclusão de mensagens escondidas em seus futuros lançamentos, dando início a tendência de easter eggs em jogos.

De fato essas mensagens se tornaram bastante populares e são utilizadas até os tempos atuais, além de possuir diversas variações. Várias empresas utilizam dos easter eggs para promover seus próprios jogos, colocando referência escondidas a outros games ou até mesmo possíveis continuações. Jogos como The Sims utilizam estas mensagens de maneira óbvia, feita para os jogadores associarem seus achados com a vida real. Um exemplo engraçado é de um livro dentro do jogo que se chama “A Guerra da Dança das Cadeiras: As Crônicas Quentes e Frias” uma referência ao livro “Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo” obra literária que inspirou a aclamada série Game of Thrones exibida pela HBO.

Em geral o bom easter egg é aquele que se cria o mito em torno dele, fazendo com que os jogadores debatam sobre a existência do mesmo, o nível da vaca foi muitas vezes questionado pelos jogadores de Diablo, até que enfim foi desmistificado e revelado para todos o ultra secreto nível em que você enfrenta hordas de vacas armadas lideradas pelo Rei Vaca.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

VICTOR CARVALHO

VICTOR CARVALHO

Victor Carvalho, nascido e criado na cidade de Recife. Cresceu rodeado de elementos do universo geek, sendo apresentado logo cedo a filmes, jogos, quadrinhos entre outros. Formado em Jogos Digitais pela UNICAP e atualmente é gerente de loja da Epic Player e Geek Gamer Store no Shopping Riomar.