Blog – expoLAB

Atalhos do photoshop

Botão Move (v)
Com está ferramenta é possível mover a imagem, caso a camada seja Background o photoshop não dará permissão para movê-lá. Veja abaixo alguns macetes: Com a tecla /alt pressionada, clique e arraste para duplicar o conteúdo da camada ou da seleção; Caso esteja com outra ferramenta ativada e necessite mover algum conteúdo, pressione a tecla /ctrl e utilize o Move. Quando soltar a tecla, a ferramenta anterior volta a ficar ativada. Você tem um trabalho com três camadas, caso deseje alternar entre as camadas sem utilizar a paleta Layers, pressione a tecla /ctrl e clique em cima do conteúdo da camada.

Rectagular Marque (m)
Com o Rectagular Marque, clique e arraste para envolver uma parte da imagem com um “letreiro” retangular, que é um padrão de marcas tracejadas em movimento indicando o limite de uma seleção, observe que há uma seta indicando que existe um menu desdobrável.

Lasso (l)
O Lasso serve para selecionar à mão livre. A exemplo da ferramenta Rectagular marque, existe um menu desdobrável com mais duas ferramentas.

Magic Wand (w)
Já a ferramenta Magic Wand/varinha mágica é responsável para selecionar uma área de tom contínuo (pixels com o mesmos tons) ou não contínuo (pixels com tons diferentes), obedecendo uma tolerância, onde essa é determinada na barra de opções. Quando colocamos uma tolerância baixa, a área de seleção será menor. Para selecionar uma área maior, aumente a tolerância para o valor superior ao que foi digitado.

Ferramenta Crop (c)
Use-a para determinar a área da imagem que será aproveitada, a área que ficará fora da demarcação será excluída, pressione o ENTER para confirmar ou o ESCAPE para cancelar. Antes de confirmar coloque o cursor fora da demarcação e clique/arraste para rotacionar a área demarcada, ao confirmar, a imagem dentro da demarcação
será rota-cionada.

Ferramenta Slice/Fatia (k)
A ferramenta Slice é usada quando se está criando gráfico da Web. Você pode recortar imagens em seções retangulares, conhecidas como fatias, para que possa aplicar efeitos da Web, com links e animações. Em anexo a ela
vem a ferramenta Slice Select utilizada para fazer seleções das fatias.

Ferramenta Healing Brush (j)
Uma das novidades da versão 7.0, essa tem a função de facilitar a remoção de imperfeições como pó, riscos, manchas e dobras, preservando simultaneamente os sombreados, as iluminações e texturas das
imagens. A ferramenta Healing Brush é uma grande aliada da ferramenta Clone Stamp na lim-peza das imagens.

Ferramenta Brush (b)
Com a eliminação das ferramentas Paint- brush e Airbrush, a caixa de ferramentas des-ta versão ganhou uma nova aliada na criação de pincéis dinâmicos, a Ferramenta Brush é possível dá formas e estilos as pincéis de uma
maneira simples e versátil. Ela também veio com o auxílio da paleta Brush que é utiliza-da para configurar as opções de pincéis.

Ferramenta Clone Stamp (s)
Esta ferramenta clona parte da imagem capturada. Pressione a tecla /alt e clique na área da imagem desejada, solte o /alt, escolha a posição do clone e clique/arraste para fazer a clonagem. Dentro do menu des-dobrável do Clone Stamp, encontra-se a ferramenta Stamp Pattern, utilizada para clonar padrões pre-definidos.

Ferramenta History Brush (y)
Esta tem a função de recuperar as ações da paleta History. Por exemplo, caso você aplique
um filtro, é possível recuperar o es-tado inicial da imagem utilizando a ferramen-ta. Não é possível utilizá-la em uma imagem CMYK. Alocado ao History Brush está a fer-ramenta Art History Brush, que tem a função de borrichar a imagem em uso.

Ferramenta Eraser (e)
Clique/Arraste a ferramenta Eraser, para apagar áreas de uma determinada camada da imagem. Quando uma camada sobrepõem a outra, ao apagar a área é possível observar o conteúdo da camada abaixo. Existem mais
dois botões anexado ao Eraser , são as ferramentas Background Eraser e Magic Eraser. A primeira tem a função de apagar conteúdos de camadas Background, transformando-as em camadas editáveis. A Segunda funciona idêntico com a ferramenta , sendo que invés de selecionar, ela apaga.

Ferramenta Gradient (g)
Com esta ferramenta é possível dá um preenchimento nas áreas de uma seleção com uma transição gradual de cores, normalmente chamada degradê. Para aplicá-la, escolha na barra de opções o degradê, em seguida clique/ arraste de uma ponta a outra aleatoriamente na seleção.

Ferramenta Type (t)
Utilizada para criar camadas de textos na imagem. Nesta versão, a ferramenta type ganhou dentro do menu desdobrável o auxílio das ferramentas Vertical Type, horizontal Type Mask e Vertical Type mask, elas eram comandos na barra de opções, agora viraram ferramentas.

 

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rubens Silva

Rubens Silva

Colunista e coordenador do blog expoLab, venha participar do nosso time. Encaminhe seu currículo + portfólio para alfredo@expolab.com.br