Blog – expoLAB

Edição de demarcadores

Seleção de demarcadores, segmentos e pontos de ancoragem

Antes de poder remodelar ou editar um demarcador, é necessário selecionar os pontos de ancoragem, os segmentos do demarcador ou uma combinação dos dois.

Seleção de pontos de ancoragem

  • Se conseguir visualizar os pontos, poderá clicar neles com a ferramenta Seleção Direta para selecioná-los. Clique com a tecla Shift pressionada para selecionar vários pontos.
  • Selecione a ferramenta Seleção Direta e arraste um limite ao redor dos pontos de ancoragem. Com a tecla Shift pressionada, arraste em torno de outros pontos de ancoragem para selecioná-los.
  • Certifique-se de que o demarcador que contém os pontos de ancoragem não esteja selecionado. Mova a ferramenta Seleção Direta sobre o ponto de ancoragem até que o ponteiro exiba um quadrado vazado e, em seguida, clique no ponto de ancoragem. Clique com a tecla Shift pressionada em outros pontos de ancoragem para selecioná-los.
  • (Somente no Illustrator) Selecione a ferramenta Laço e arraste em torno dos pontos de ancoragem. Arraste com a tecla Shift pressionada em torno de outros pontos de ancoragem para selecioná-los.

Seleção de segmentos do demarcador, execute qualquer um destes procedimentos:

  • Selecione a ferramenta Seleção Direta , e clique em 2 pixels do segmento ou arraste uma moldura sobre uma parte do segmento. Clique ou arraste com a tecla Shift pressionada em torno de outros segmentos do demarcador para selecioná-los.
  • (Somente no Illustrator) Selecione a ferramenta Laço e arraste em torno de parte do segmento do demarcador. Arraste com a tecla Shift pressionada em torno de outros segmentos do demarcador para selecioná-los.

Seleção de todos os pontos de ancoragem e segmentos em um demarcador

  • Seleção de todos os pontos de ancoragem e segmentos em um demarcador
  • Arraste ao redor do demarcador inteiro.

Se o demarcador estiver preenchido, também é possível clicar dentro do demarcador com a ferramenta Seleção Direta para selecionar todos os pontos de ancoragem.

Cópia de um demarcador

Selecione um demarcador ou segmento com a ferramenta Seleção ou Seleção Direta e siga um destes procedimentos:

  • Use as funções de menu padrão para copiar e colar demarcadores dentro de um aplicativo ou entre aplicativos.
  • Mantenha pressionada a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e arraste o demarcador para a posição desejada; em seguida, solte o botão do mouse e a tecla Alt/Option.

Adição e exclusão de pontos âncora

A adição de pontos âncora pode lhe dar mais controle sobre um caminho ou pode estender um caminho aberto. No entanto, convém não adicionar mais pontos do que o necessário. Um demarcador com menos pontos é mais fácil de editar, exibir e imprimir. Você pode reduzir a complexidade de um demarcador excluindo os pontos desnecessários. A adição e a exclusão de pontos âncora funciona de maneira semelhante em aplicativos da Adobe.

O painel Ferramentas contém três ferramentas para adição ou exclusão de pontos: a ferramenta Caneta , a ferramenta Adicionar ponto âncora e a ferramenta Excluir ponto âncora . Além disso, o painel de Controle tem um botão Remover pontos âncora selecionados .

Por padrão, a ferramenta Caneta se transforma na ferramenta Adicionar ponto âncora, quando você a posiciona sobre um caminho selecionado, ou na ferramenta Excluir ponto âncora, quando você a posiciona sobre um ponto âncora.

Nota: Não use a tecla Delete, a tecla de espaço ou os comandos Editar > Recortar e Editar > Limpar para excluir pontos de ancoragem: essas teclas e comandos excluem o ponto e os segmentos de linha que se conectam a esse ponto.

Adição ou exclusão de pontos de ancoragem

  • Selecione o demarcador que deseja modificar.
  • Para adicionar um ponto âncora, selecione a ferramenta Caneta ou Adicionar ponto âncora, posicione o ponteiro sobre o segmento de caminho e clique.
  • Para excluir um ponto âncora, siga um destes procedimentos: 1 Selecione o ponto com a ferramenta Seleção direta e clique em Remover pontos âncora selecionados , no painel de Controle. 2 Selecione a ferramenta Caneta ou Excluir ponto âncora, posicione o ponteiro sobre o ponto âncora e clique.

Localizar e excluir pontos âncora isolados

Pontos âncora isolados são pontos individuais que não se conectam a outros pontos âncora. É recomendável localizar e excluir esses pontos âncora isolados.

1.Cancele a seleção de todos os objetos.

2.Selecione Selecionar > Objeto > Pontos isolados.

3.Selecione os comandos Editar > Recortar ou Editar > Limpar ou pressione Delete ou Backspace no teclado.

Desativar ou substituir temporariamente a alternância automática da ferramenta Caneta

Você pode desativar ou substituir temporariamente a alternância automática entre a ferramenta Adicionar ponto âncora ou Excluir ponto âncora.

  • Para substituir temporariamente a alternância, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto posiciona a ferramenta Caneta sobre o caminho selecionado ou um ponto âncora. Isso é útil quando você deseja iniciar um novo caminho sobre um caminho existente. Para evitar que a tecla Shift restrinja a ferramenta Caneta, solte-a antes de soltar o botão do mouse.
  • Para desativar a alternância, escolha Editar > Preferências > Geral (Windows), ou Illustrator > Preferências > Geral (Mac OS), e selecione Desative Adicionar/excluir automaticamente.

Suavizar e simplificar caminhos

Você pode suavizar a aparência de caminhos e simplificá-los removendo o excesso de pontos âncora.

Suavizar caminhos

  1. Selecione o objeto.
  2. Selecione a ferramenta Suavizar
  3. Arraste a ferramenta ao longo do comprimento do segmento de caminho que deseja suavizar.
  4. Continue suavizando até que o traçado ou o caminho tenha a suavidade desejada.

Vamos praticar? A seguir veremos um tutorial de como usar a ferramenta. Simbora?

Aula 1

Aula 2

 

Referencias:  Caio Santos Designaderbal3d confiram!!

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rubens Silva

Rubens Silva

Colunista e coordenador do blog expoLab, venha participar do nosso time. Encaminhe seu currículo + portfólio para alfredo@expolab.com.br