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Captar clientes: o objetivo principal do marketing

Captar clientes, não é uma tarefa fácil. Mas cá entre nós, o que é fácil dentro do mercado? Como diz o Chaves: poisé, poisé, poisé…! A captação de clientes, é um dos, se não, o mais importante, dentro do objetivo de marketing. Todo plano para posicionamento de marca, alcance da marca, relacionamento entre marca × cliente, fidelização… tudo, tudo, tudo termina na captação e manutenção dos clientes.
A captação de clientes pode ser feita de “N” formas,  por meio da produção de conteúdo digital, na geração de leeds, por telemarketing, com vendas diretas e relacionamento, nas diversas formas de publicidade, na TV, Rádio, Cinema, e Internet, nos Pdv’s com eventos promoções e promotores, entre tantos outros…
Para captar clientes é importante se fazer três perguntas:
1-Por que ?
Por que quero captar clientes, qual o objetivo com isso?
2-Para quem ?
Para quem, quem é o meu publico, oque deve ser feito para atraí-los, onde estão?
3-Como ?
Quais as plataformas devem ser utilizadas, de que forma deve ser essa comunicação, como alcança-los ?
Feito essas três perguntas, e respondidas de acordo com a persona e público alvo de determinado negócio, aí sim, será possível desenvolver estratégias eficientes para chegar perto de seu cliente e trazê-lo, finalmente, do topo ao fundo de funil, realizando o top down, mas para isso três passos precisam ser considerados: 
1- Planejar:
É preciso planejamento, não fazer nada na ”doida”, mas parar e refletir sobre os objetivos, estudar as possibilidades e os meios que serão utilizados. Ter o plano 1, 2 e até o 3 estabelecer metas e prazos.
2-Executar:
Por em prática, é só o meio do caminho. Após ter estabelecido o meio ou os meios de como chegar até o cliente é importante ser resiliente e paciente, manter o foco e está aberto a considerar novas possibilidades para atingir o objetivo.
3-Mensurar:
Medir os resultados alcançados é essencial para verificar os custos e lucros do que foi feito e obtido. Para confirmar a eficacia das estratégias tomadas e resultados alcançados, para assim definir novas metas.
Uma vez que o processo foi feito, e o cliente passou pelo funil de vendas, identificou sua necessidade, considerou as possíveis soluções e finalmente tomou a decisão de compra para a resolução de seu problema, escolhendo o seu negocio. Pronto! parabéns! O cliente foi ”conquistado”. Mas… nada de descansar haha, afinal a concorrência nunca descansa, e a manutenção do relacionamento entre a empresa e cliente precisa ser feita com o máximo de planejamento para ser possível um desenvolver da fidelização do cliente. 
E para finalizar com chave de ouro, vou deixar um videozinho,  e mão na massa!
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Ruann De Almeida

Ruann De Almeida

Publicitário com certificações em Produção de conteúdo e Outbound Marketing e Sales. Seis anos de Atendimento com marketing e vendas. Voluntário como Conselheiro de Marketing, Colunista e Assessor Digital. Metido a artista: artesanato e música. <3