Blog – expolab

Grupos de cores (harmonias)

Sobre grupos de cores

Um grupo de cores é uma ferramenta de organização que permite agrupar amostras de cores relacionadas no painel Amostras. Além disso, um grupo de cores pode ser um contêiner de harmonias de cores, que são criadas com o uso da caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte ou do painel Guia de cores. Grupos de cores podem conter apenas cores sólidas, que incluem cores especiais, de processo ou globais. Gradientes e padrões não podem ser agrupados.
É possível usar o painel Guia de cores ou a caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte para criar grupos de cores harmoniosos. Usando um desses recursos, você pode escolher uma regra de harmonia para gerar instantaneamente um esquema de cores com base em qualquer cor desejada. Por exemplo, escolha a regra de harmonia Monocromática para criar um grupo cujas cores contenham o mesmo matiz, mas níveis de saturação diferentes. Ou, escolha a regra de harmonia Alto contraste ou Pentagrama para criar um grupo com cores contrastantes para
proporcionar mais impacto visual. Para obter inspiração, compartilhar harmonias de cores ou criar grupos de cores fora do Illustrator, escolha Janela > Extensões > Kuler e clique nas diferentes harmonias de cores disponíveis.
Para obter mais informações, consulte o site web de Kuler em http://kuler.adobe.com/ .

Visão geral do painel Guia de cores

Use o painel Guia de cores como ferramenta para obter inspiração de cores ao criar o seu trabalho artístico. O painel Guia de cores sugere cores harmoniosas com base na cor atual indicada no painel Ferramentas. Você pode usar essas cores para colorir o trabalho artístico, editá-las na caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte ou salvá-las como amostras ou grupos de amostras no painel Amostras. As cores geradas no painel Guia de cores podem ser manipuladas de várias maneiras, incluindo alterar a regra de harmonia ou ajustar o tipo de variação (como tons e graduações de cor ou cores vivas e brandas) e o número de cores de variação exibidas. Importante: Se houver um trabalho artístico selecionado e você clicar em uma variação de cor, a cor desse trabalho artístico será alterada,
como se você estivesse clicando em uma amostra no painel Amostras.

A. Menu Regras de harmonia e grupo de cores ativas B. Definir como cor base C. Cores ativas D. Variações de cor E. Limita cores à biblioteca de amostras especificada F. Editar cores ou Editar ou aplicar cores, dependendo da seleção (abre as cores na caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte) G. Salvar grupo no painel Amostras

Nota: Para editar o grupo de cores selecionado, certifique-se de que nenhum trabalho artístico esteja selecionado e clique no botão Editar cores
. Para editar o grupo de cores selecionado e aplicar as edições ao trabalho artístico selecionado, clique no botão Editar ou Aplicar cores. Para obter mais informações, consulte Editar cores na caixa de diálogo Editar cores.
Para assistir a um vídeo sobre o uso do Guia de cores para localizar e criar soluções de cor, consulte www.adobe.com/go/vid0058.

Especificar o tipo de variações de cor que aparecem no painel
Selecione uma das variações a seguir no menu do painel Guia de cores: Mostrar tons/graduações de cor Adiciona preto a variações à esquerda e branco a variações à direita Mostrar quentes/frias Adiciona vermelho a variações à esquerda e azul a variações à direita Mostrar vivas/brandas Diminui a saturação em direção ao cinza nas variações à esquerda e aumenta a saturação em direção ao cinza nas variações à direita
Nota: Se estiver usando cores especiais, use apenas a variação Tons/graduações de cor e escolha cores no lado dos tons (direito) da grade de variações. Todas as outras variações fazem com que as cores especiais sejam convertidas em cores de processo.

Especificar o número e o intervalo de variações de cor que aparecem no painel

1. Selecione Opções do guia de cores, no menu do painel Guia de cores.
2. Especifique o número de cores a serem exibidas à esquerda e à direita de cada cor no grupo de cores gerado. Por exemplo, escolha 6 se quiser ver seis graduações mais escuras e seis graduações mais claras de cada cor.
As cores originais sempre aparecem abaixo do centro do painel com um triângulo diretamente acima delas, enquanto as variações dessas cores aparecem à esquerda e à direita delas.
3. Arraste o seletor de Intervalo para a esquerda, para diminuir o intervalo de variação, ou arraste para a direita, para aumentar o intervalo. Diminuir o intervalo gera cores mais semelhantes às originais.

Visão geral da caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte

O nome dessa caixa de diálogo muda dependendo do contexto:
Quando existe um trabalho artístico selecionado e você acessa a caixa de diálogo clicando no ícone no Painel de controle, no painel Amostras ou no painel Guia de cores, ou ao escolher Editar > Editar cores > Recolorir arte, a caixa de diálogo é aberta como Recolorir arte, fornecendo acesso às guias Atribuir e Editar. Quando não existe um trabalho artístico selecionado e você acessa a caixa de diálogo clicando no ícone no Painel de controle, no painel
Amostras ou no painel Guia de cores, a caixa de diálogo é aberta como Editar cores, fornecendo acesso apenas à guia Editar. Independentemente do nome exibido no topo da caixa de diálogo, o lado direito sempre exibe os grupos de cores do documento atual, junto com dois grupos de cores padrão: Cor de impressão e Escala de cinza. É possível selecionar e usar esses grupos de cores a qualquer momento.

A opção Recolorir arte, na parte inferior da caixa de diálogo, permite visualizar cores no trabalho artístico selecionado e especifica se o trabalho artístico será ou não recolorido quando você fechar a caixa de diálogo.

As principais áreas da caixa de diálogo são:

Editar Use a guia Editar para criar novos grupos de cores ou editar grupos de cores existentes. Use o menu Regras de harmonia e o disco de cores para fazer testes com harmonias de cores. O disco de cores mostra como as cores em uma harmonia estão relacionadas, enquanto as barras de cores permitem ver e manipular valores de cor individuais. Além disso, é possível ajustar o brilho, adicionar e remover cores, salvar grupos de cores e visualizar as cores no trabalho artístico selecionado.

Atribuir Use a guia Atribuir para exibir e controlar como as cores em um grupo de cores substituem as cores originais no trabalho artístico. Apenas será possível atribuir cores se houver trabalho artístico selecionado no documento. Você pode especificar quais novas cores substituirão as cores existentes, se as cores especiais serão preservadas e como as cores serão substituídas (por exemplo, é possível substituir as cores

totalmente ou substituir o matiz e preservar o brilho). Use Atribuir para controlar como o trabalho artístico é recolorido com o grupo de cores atual ou para reduzir o número de cores no trabalho artístico atual.

Grupos de cores Lista todos os grupos de cores salvos para o documento aberto (esses mesmos grupos de cores aparecem no painel Amostras). Na caixa de diálogo, você pode editar, excluir e criar novos grupos de cores usando a lista Grupos de cores. Todas as alterações são refletidas no painel Amostras. O grupo de cores selecionado indica qual grupo de cores está sendo editado no momento. É possível selecionar qualquer grupo de cores e editá-lo ou usá-lo para recolorir o trabalho artístico selecionado. Salvar um grupo de cores adiciona o grupo a essa lista.

Para assistir a um vídeo sobre como criar, editar e testar grupos de cores na caixa de diálogo Editar cores/Recolorir arte, visite www.adobe.com/go/lrvid4019_ai_br. Para assistir a um vídeo sobre como integrar harmonias de cores com objetos inteligentes no Photoshop e no InDesign, visite www.adobe.com/go/vid0191_br. Para ver um exemplo de como transformar uma ilustração com cores vibrantes em uma ilustração em escala de cinza, consulte www.adobe.com/go/learn_ai_tutorials_depth_br.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rubens Silva

Rubens Silva

Colunista e coordenador do blog expoLab, venha participar do nosso time. Encaminhe seu currículo + portfólio para alfredo@expolab.com.br