Blog – expolab

A influência da publicidade e propaganda na sua vida

Quem nunca sonhou em ter poderes para ler mentes ou até mesmo persuadi-las? Graças a propaganda e publicidade seu sonho pode se tornar realidade (literalmente!) Ficou curioso para saber como isso é possível? Continua conosco!

 

Estamos cercados e não temos para onde fugir, seja na rua ou no trabalho ela vai estar lá!

Fonte: Pinterest

 

Contudo, você sabe qual a diferença entre propaganda e publicidade e a sua principal função? Se sua resposta for não, então se liga!

Propaganda significa promover, anunciar, vender. Mostrar a importância de algum produto e o quanto ele pode ser é bom para você! (Influenciar) E por incrível que possa parecer, a propaganda começou com os egípcios que utilizavam como método a comunicação para estimular as vendas. E por sua vez, surge a publicidade: palavra derivada do latim “publicus”, “público é o ato de tornar-se público ou seja: é o que impulsiona a propaganda.

Hoje, com toda tecnologia que temos, estamos cercados por publicidade e propagandas sejam por jornais, TV, rádios, na Internet, nas fachadas das lojas, nos ônibus. Há propaganda na rua, dentro da sua casa e até em banheiros públicos e privados.  Focando na propaganda comercial: o objetivo irá ser convencer o seu público a comprar! Veja e tente não se emocionar:

(como já se viu?! Usar um passarinho no meio daquela multidão e bem longe do seu amor? para no fim deixar a seguinte mensagem: “para quer viajar de outro jeito se você pode voar!”)

Percebeu que a publicidade e propaganda irá usar suas melhores “armas” para fazer você consumir? Se possível até se emocionar! Tudo isso, com o intuito de lhe conscientizar que aquele produto é fundamental pra sua vida! E para que tudo isso aconteça é necessário um estudo aprofundado e a publicidade estudará o comportamento específico de cada público e elaborar estratégia para  convence-los a consumir. É aí que a psicologia entra. O objeto de estudo dessa área é a mente e o comportamento humano e tudo que estiver relacionado a pessoas. Emoção, pensamento atitudes etc. De acordo com Gade (1998, p. 1), “o estudo do comportamento e da psicologia do consumidor é realizado para permitir o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficaz”.

Sinceramente sinto no fundo do meu coração, que é um casamento perfeito, pois só conhecendo os atos de consumir, o que as pessoas desejam consumir no aqui agora, pode-se exercer persuasão e influência sobre elas e tudo através dos meios de comunicação. Assista, e tire suas próprias conclusões:

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

RÚBIA SILVA

RÚBIA SILVA