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Oportunismo x Ter sentido: a celebração de datas comemorativas nas redes sociais

Ser oportunista é tirar proveitos de circunstâncias e momentos em prol de algum ganho próprio, em breves palavras. É muito difícil separar isso das estratégias de marketing, especialmente nas redes sociais. Clínicas médicas passam o ano com planejamentos baseados nas campanhas de conscientização específicas de cada mês, restaurantes celebram os dias que homenageiam seus ingredientes especiais, páginas com linguagem leve e descolada fazem brincadeiras no dia da mentira, etc. Mas, é claro, existem exageros pela ânsia em conseguir engajamento, culminando em postagens de pouco fundamento.

Ter sentido para marca é ter sentido para o usuário

Toda marca carrega consigo um DNA, uma essência. Essa, constrói-se com suas atitudes ao longo de sua história e prevalece mesmo com suas mudanças de tom. No planejamento digital, a escolha das datas comemorativas que serão abordadas é inseparável deste DNA. Isso permite que marcas, como um restaurante, celebre o dia da amizade, por exemplo. Provavelmente, esse restaurante carregava uma linguagem alegre em seu perfil, promovendo uma aproximação mais suave e amiga do usuário. Assim, fazendo total sentido.

Por outro lado, uma empresa de logística que tenha uma linguagem bem formal em suas redes e um DNA sério, talvez deva pensar duas vezes em fazer uma postagem sobre o dia da amizade. Será que cabe? Será que vai trazer um retorno positivo que refletirá em uma aproximação verdadeiro do usuário com a marca? O usuário que segue essa página quer muito mais saber de logística do que disso, que ele pode ver em outra páginas que tenha uma relação mais amistosa, como o restaurante citado anteriormente.

Independente da data comemorativa que se fale sobre, é preciso ter sentido, tanto com o DNA, tanto com o própria função da empresa. Faz sentido um restaurante japonês falar do dia do sushi, como também tem certa lógica uma agência falar do dia do designer. Outras datas que não têm relação direta, variam de acordo com o comportamento das marcas em seus perfis.

O tipo de abordagem

Cada empresa vai ter um tipo de abordagem diferente para cada data, dependendo de sua função. Enquanto academias geralmente falam em perder calorias depois dos ovos de Páscoa, hospitais falam em passar a Páscoa em família para celebrar a vida e a saúde. Isso também conta: sabendo direcionar bem a estratégia de seu conteúdo, tudo faz sentido.

Será que tem sentido? É preciso definir bem a abordagem de seu post.

Engajamento positivo nem sempre acrescenta

O exagero dessas práticas de algumas marcas, nasce de um desespero em fazer com que as pessoas interajam. Essa interação, porém, pode gerar um retorno indiferente, não adicionando nada na aproximação da marca com o usuário. Um seguidor da página da empresa de logística vai curtir e marcar seu amigo no post sobre amizade, mas esse amigo pode não se interessar nem um pouco sobre o conteúdo geral da página e somente curtir a marcação.

A página de restaurante de tom leve vai, provavelmente, fortalecer a imagem que quer passar ao seu seguidor. Assim, criando um relação mais real de seu conteúdo com o usuário para torná-lo consumidor que tem certa identificação com a marca.

Vale lembrar, também, que uma postagem completamente sem fundamento, pode gerar retorno negativo dos seguidores. A equipe de monitoramento deve ajudar na hora de alertar o possível cunho de engajamento das pessoas acerca da postagem.

 

O planejamento bem feito e executado resolve tudo

Sim, é possível falar de 10 datas especiais em um mês sem fugir da linha. Planejar com muita pesquisa a escolha destas é o primeiro passo para garantir um sucesso de engajamento que resulte em resultados reais à empresa. Além disso, executar o que se foi planejado de maneira criativa faz toda a diferença. Para o usuário amigo da marca e consumi-la, ela precisa ter uma personalidade que tenha sentido e que dê o que ele espera.

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Alfredo Galamba