Blog – expolab

Figma.com para UI web e mobile

Sobre produtos digitais? Você vende? É usuário? Projeto e produz? Ou apenas é um curioso da área? Independente da variável que você se encontra, fique sabendo que há muito (mas muito mesmo) para se chegar em um produto que todos amem, achem fácil de usar e transforme-se no viral entre as ferramentas de seus objetivos. Se você é usuário irá saber um pouco sobre uma ferramenta que é usada neste app que você ama ou no site de notícia que você lê pela manhã, porém se você for profissional ou estudante, vai conhecer a ferramenta de UI que está em expansão no mercado de prototipação web e mobile. Assim, vamos aos detalhes iniciais e espero deixar uma pitada de curiosidade sobre a ferramenta.

 

Enumerando vantagens, podemos dizer que:

  1. Pode ser usada por várias editores: é uma ferramenta com status de colaborativa, tendo usabilidade facilitada por seu perfil online de usar e dando mais pompa aos à ideia de homeoffice, ganhando espaço entre os profissionais de software, marketing e design, podendo ser inclusive utilizado diretamente com os clientes.
  2. Ferramenta totalmente online: o figma.com ganha ideia de ser o “Slack” dos designers, onde os agentes envolvidos em um determinado projeto podem interagir e melhorar o projeto de forma simultânea, escrevendo e adicionando seu próprio estilo e códigos em real time, dando feedback imediato à equipe.
  3. Editar e importar ficheiros online: imagina enviar e receber ficheiros para seu projeto? É quase um sonho, considerando a velocidade com que essa ferramenta faz o processo. Sendo realmente para simplificar, você deixa, por exemplo, um projeto de forma remota e quando for novamente trabalhar nele tudo estará no lugar. As imagens, vídeos, gifs, tudo, tudo…

Desvantagens? Sinceramente, ainda não encontrei. Mas considere que todo o mercado sabe pouco da ferramenta.

Mantenha os padrões, pois o comportamento humano flutua pouco, sendo homogêneo na sua maioria, pois a facilidade em usar o figma, caso queira fazer projetos pensando em cada tipo de pessoa, irá ser frustrante, não obtendo resultados e gastando sem tempo/dinheiro em produtos inviáveis.

 A ferramenta não possui o objetivo de derrubar os grandes players que ajudam os profissionais, como o Photoshop, inDesign e Illustrator, mas fica visível ao usar e adaptar o trabalho da equipe ao figma, que mesmo sendo uma nova ferramenta, ela possui sim muitas inovações, facilitando na grande maioria das variáveis, causando uma quebra, por inserir até o usuário final na construção dos projetos.

Entre na ferramenta, faça seu cadastro, crie e recrie e depois compartilhe sua experiência por toda parte. É uma ferramenta que possui uma grande força e devemos ajudar nesta evolução.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Everton