Blog – expolab

Cinemateca Pernambucana guarda história do audiovisual no estado

A produção cinematográfica de Pernambuco cresceu muito nos últimos anos. Mas ela não é tão recente assim: vem de muitas décadas atrás. Você conhece esses filmes mais antigos? Pois é, eles não são muito fáceis de encontrar… ou não eram. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) é a casa da recém-inaugurada Cinemateca Pernambucana, ambiente para preservação e difusão dos produtos audiovisuais produzidos no estado.

foto: Fundaj/Divulgação

Isso significa que os interessados podem ir na Fundaj para fazer uma visita ou pesquisar por mais de 100 títulos e 30 diretores. Mas essa é só a primeira fase do projeto, que deu prioridade aos filmes que já estavam em formato digital. Num futuro próximo, será a vez dos produtos filmados em película serem disponibilizados. Geneton Moraes Neto, jornalista e importante realizador local nos anos 1970, é homenageado e dá nome à sala de exibição do espaço. Sua obra, realizada no formato super-8, foi digitalizada e está disponível em 4k.

Outros realizadores locais já estão incluídos nos catálogos, como Fernando Spencer, Tião, Marcelo Lordello, Hilton Lacerda, Camilo Cavalcanti, Paulo Caldas… Além dos filmes, objetos relacionados às produções também estão sendo catalogados, como cartazes, roteiros, fotografias e documentos. Pessoas com deficiência possuem opções de acessibilidade às produções, como audiodescrição, libras e legendas nos filmes Auto da Compadecida (Guel Arraes), A História da Eternidade (Camilo Cavalcante), Rio Doce/CDU (Adelina Pontual) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz).

foto: Fundaj/Divulgação

Um ponto muito bacana da Cinemateca é que já há muitos filmes completos disponíveis online, entre longas e curtas. Isso mesmo: é possível assisti-los sem sair de casa e gratuitamente. Entre eles, As Aventuras de Paulo Bruscky, Avenida Brasília Formosa, Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro), Muro (Tião), Faço de Mim o que Quero (Sérgio Oliveira, Petrônio Lorena), Era Uma Vez Eu, Verônica (Marcelo Gomes), entre muitos outros.

A Cinemateca Pernambucana é uma parceria entre a Fundaj, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Ministério da Educação e a TV Escola, que vai transmitir alguns filmes do acervo do novo espaço do cinema local.

 

 

Cinemateca Pernambucana – http://cinematecapernambucana.com.br
Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife – PE

 

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *