Blog – expolab

Briefing: O que você precisa saber sobre ele!

Se você é curioso ou estudante da área de Publicidade/ marketing… e seus derivados, já ouviu falar no famoso Briefing.

Mas, alguns conceitos sobre Briefing, costumam ser vagos e não muito explicativos.

Nessa publicação, vou te explicar a base que você precisa saber sobre Briefing.

Primeiramente, Briefing em português, quer dizer instruções.

O Briefing, é um conjunto de informações que servem de base para todo o andamento e desenvolvimento de algo. É aquele “papel” que te informa tudo o que você precisa saber em relação ao cliente, por exemplo. Mas ele não é um simples papel, como eu citei anteriormente, ele é um documento, um documento que contém todas as informações relacionadas ao cliente, como perfil do público alvo, objetivos, orçamento, prazo, portfólio, estilos, limitações, objeções e outras informações que se façam importante em relação ao projeto.

Ele é o documento, que vai dar suporte à todos os outros setores que irão dar andamento ao projeto, já que os mesmos, muitas vezes não possuem um contato direto com o cliente.

Sempre há uma pessoa responsável à realização do Briefing, por exemplo, numa agência, o profissional de Atendimento é quem fica responsável pelo mesmo.

Não há uma fórmula secreta de como criar um Briefing, existem sim, alguns modelos disponíveis na internet para servir de base, há também modelos próprios de cada agência de acordo com suas necessidades, mas basicamente, ele precisa conter todas as informações necessárias, não somente para você, como também, para dar suporte à outras pessoas que farão parte do planejamento, do orçamento, da produção do projeto. Ele precisa criar um roteiro de ação, para criar a solução que o cliente procura, é com mapear um problema, e com estas “pistas”, idealizar e criar soluções.

Diante dessa breve explicação do que precisamos saber sobre o Briefing, fica bem claro, que ele está totalmente interligado ao sucesso ou fracasso da campanha, ou seja, do Job em questão.

Então, quanto mais detalhado e cheio de informações o Briefing tiver, melhor será o planejamento, e consequentemente a finalização do Job.

Uma dica: Treinem, criem Briefings ou até mesmo descontrua Briefings mal feitos (existem muitos na internet), isso vai ajudar à criar uma intimidade maior na criação dos mesmos, e se aperfeiçoar mais na construção de um bem completo.

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *