Blog – expolab

Escrever para comunicar, seduzir e vender

Dentro da Redação Publicitária, normalmente temos esse caminho linear para levar a mensagem dos anúncios aos leitores e potenciais clientes. E a nossa maior aliada para traçarmos este caminho chama-se Funções da Linguagem, pois elas nos dão embasamento para seduzir o leitor pela palavra. No entanto, precisamos ter ciência de que não há Linguagem sem Comunicação, ou seja, para que emissor e receptor consigam compreender as mensagens, precisamos ter em mente o código para desvendarmos a mensagem.

 

A palavra “Comunicação” vem do latim Communis, que significa Pertencente a Muitos e/ou a Todos. Da raiz latina surge a palavra communicare (comungar/ comunicar/ compartilhar) Num novo desdobramento chegamos a comunicatio-onis (tornar comum a todos). Esse termo surgiu nos antigos mosteiros da Idade Média, quando monges e monjas se reuniam na hora das refeições para tomar o alimento e dividir não apenas a comida, mas também as experiências do cotidiano.

 

 

Para termos uma comunicação plena, precisamos saber quais os elementos da comunicação, lembrando que emissor e receptor sempre alternam os papéis e a essa alternação chamamos de feedback, retroalimentação ou retorno de comunicação.

 

 

 

Elementos da Comunicação

 

  • Emissor: emite a mensagem
  • Receptor: recebe a mensagem
  • Mensagem: conteúdo da comunicação;
  • Canal: via de circulação das mensagens;
  • Código: conjunto de regras para combinação de signos. (codificação e decodificação);
  • Referente: Assunto sobre o que se fala.

Cada elemento da comunicação é ressaltado e priorizado nas Funções da Comunicação. Veja a seguir:

  • Função Emotiva
  • Função Referencial
  • Função Conativa
  • Função Fática
  • Função Metalingüística
  • Função Poética

 


Função Emotiva ou Expressiva:  

 

Quem fala;  Exteriorização de emoção (alegria, dor,  medo)  Adjetivação, interjeição, pontuação  (exclamação, reticência,interrogação,  aspas).  Presente em canções populares, nas  novelas, a pintura expressionista, poesia  lírica, etc.

 

 

 

Função Referencial  

 

É o fundamento de toda comunicação;  Aquilo de que(m) se fala;  Denota, referencia,informa;  Evita ambigüidades e confusões entre a  mensagem e a realidade;  Adjetivação comedida, pontuação  racional. Usada no texto jornalístico

 

 

 


Função Conativa

 

Para quem se fala;  Função por excelência das mensagens  publicitárias;  Obter do receptor alguma reação;  Vocativo e Imperativo:

 

 

 

Função Fática 

 

É uma mensagem que serve para prolongar ou interromper a comunicação.  Verificar se o canal funciona. Nas mensagens escritas: itálico,  sublinhado, negrito,caracteres  maiúsculos, aspas, etc.

 

 


Função Metalingüística 

 

Definir o sentido dos signos que dificultam  a compreensão do receptor.  Quer dizer…, isto é…, significa que…

 

 

 

 

Função Poética

 

Potencialidades estruturais da língua;  Sonoridade e visualização;  Estranhamento. Mas não é restrito às linguagens literárias da poesia.

 

 

 

Se o redator consegue dominar essas armas, vai chegar ao objetivo de levar sua mensagem a quem quer que seja. E não há mistério, segredo ou feitiço para saber seduzir pela palavra. É sempre ler e escrever. Muito.

 

Literatura Sugerida

DIANA, D. Funções da Linguagem. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/funcoes-da-linguagem/> Acesso em 15 de Agosto de 2017

 

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Anúncio PublicitárioBrasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2017.

 

SALES, A.F. e LUNA, F. As funções da Linguagem na Publicidade Interativa das Mídias Digitais Disponível em < https://pt.slideshare.net/FlaviaLuna/funes-da-linguagem-na-publicidade-interativa1> Acesso em 18 de Abril de 2018

 

SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2007.

 

SANTANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática.  São Paulo: Contexto, 2002.

 

VIEIRA, T.D. Texto publicitário e livro escolar: o anúncio escolar em elaboração didática. Disponível em <http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/1089.pdf> Acesso em 15 de agosto de 2017

 

 

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Taís Paranhos