Blog – expolab

Geolocalização: uma nova estratégia no mundo dos negócios

Dados confirmam que mais de cinco bilhões de pessoas já possuem smarthphones. Para esses aparelhos eletrônicos fazer e receber ligações é apenas um detalhe, através deles os usuários fazem postagens nas redes sociais, pagam suas contas, compram em lojas on-line, etc. Diante desse crescimento os empreendimentos foram expandindo suas estratégias de atingir os seus clientes. O conceito de geolocalização nasce no meio desse cenário de avanço no uso dos smarthphones, em 2009.

O que é geolocalização?

É um recurso que permite identificar a localização de um aparelho que possua GPS e isso acontece de forma precisa. Essa localização pode ser compartilhada com os aplicativos presentes no aparelho que possuam abertura para a geolocalização, no entanto as informações só serão transmitidas com a autorização do usuário.

Essa nova estratégia além da precisão, traz mais efetividade na hora de impactar. A localização acontece em tempo real e é possível saber qual a necessidade e quais os melhores produtos podem ser oferecidos naquele determinado momento. As mensagens que chegam nos smarthfones através desse meio pode variar entre indicações, informações ou entretenimento.

 

Como se utiliza a geolocalização?

São muitos os modos que a geolocalização pode estar presente. Uma delas são: GPS que capta no mínimo o sinal de três satélites. O GSM onde a localização é feita por rastreamento através das ondas de rádio e é possível localizar o telefone mesmo com o GPS desligado. E também através do Wi-fi, que também pode funcionar muito bem mesmo com o GPS desligado.

A privacidade dos usuários:

Os debates éticos e de privacidade cresceram juntamente com o uso dessas tecnologias. Algumas agências que trabalham com a ferramenta de geolocalização preza pela privacidade do cliente. Logo, elas utilizam mensagens que não invadem o espaço do receptor. Muitas não sabem se o usuário é homem ou mulher, rico ou pobre, apenas enviam uma mensagem solicitando se o usuário quer dar informações sobre a sua localização e a partir disso iniciam ou não o seu trabalho.

 

Diversas marcas já estão inclusas nesse universo, como o iFood, Waze, Google Maps, etc. A mídia digital é muito valorizada por conta da conexão direta que as pessoas tem diariamente com esse meio. As empresas estão descobrindo a cada dia novas maneiras de como utilizar a geolocalização ao seu favor. É necessário lembrar que essa estratégia para dar certo tem que ser feito da maneira correta para que consiga impactar o público que almeja. Portanto, é preciso planejar a localização de novos pontos de venda ou território de vendas, medir e compreender os resultados e um investimento maior na área de marketing.

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

LUIZA PAIVA