Blog – expoLAB

Porque você deveria ver curtas e médias metragens.

Desde que eu comecei a estudar cinema por conta própria, eu me deparei com um emaranhado de informações aleatórias, e com um tempo aprendi a filtrar e separar o que eram boas informações das quais  não eram. E foi então daí que eu redescobri os filmes curtos.

Curtas, ou curtas-metragens (o mesmo com os média-metragens) são filmes curtos (como o nome já diz) e que vão desde 5 minutos até 40 minutos (muitas vezes se enquadrando em média metragem). A maioria esmagadora dos cineastas quando não começam com clipes musicais começam com os supracitados curtas, o cinema brasileiro também é muito eficiente na produção de curtas, em vários cantos do pais nós temos uma enxurrada de curtas de boa e média qualidade técnica, na maioria das vezes feito por estudantes e apaixonados pelo cinema.

Nós fomos acostumados com 2 formatos convencionais de audiovisual para o cinema/TV, um formato de séries de TV (ou streaming) e os longa-metragem, que são todos os filmes que vemos no cinema ou nos streamings.   O contato de muitas pessoas esse universo se limitam a os curtas (maravilhosos) exibidos pela Pixar, normalmente antes de seus longas.

Ver um curta é rápido, fácil e prático, porque com pouco tempo de tela você consegue ver um curta de 15 minutos que vai lhe proporcionar algum aprendizado interessante.  Os melhores para isso são normalmente os minidocumentários, no quais existem inúmeros filmes falando de tudo que você pode imaginar.  Além disso, eles têm um valor cinematográfico enorme para quem quer exercitar seu olhar sobre as telas, vendo filmes curtos você pode encontrar, redescobrir e entender o olhar dos cineastas.

Fora do convencional a Academia (responsáveis pelo Oscar) já reconhecem a importância dos filmes curtos, dedicando assim pelo menos três categorias e prêmios, então sempre que ver o Oscar, que tal dar uma chance para os filmes curtos apresentados na premiação?! A Netflix também não fica de fora,  nos últimos anos assinou a curta documentário Ilegal, que levanta um debate sobre a maconha medicinal no Brasil.

Os curtas mais famosos e premiados, você encontra facilmente de maneira grátis no Youtube, Vimeo e em streamings alternativos, basta dar uma pesquisada rápida.  Mas para ajudar quem se interessa ou se interessou pelo mundo dos curtas e médias metragem, vou deixar curtas brasileiros que valem ser vistos, e também deixar o link de um stremming de filmes com o objetivo sociocultural que tem inúmeros curtas e é completamente gratuito.

 

Conheça o Libreflix:

https://libreflix.org/t/curtas
https://libreflix.org/t/curtas

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Vinicius Lins