Blog – expolab

Empreendedorismo não é só abrir uma empresa

Sim. É exatamente o que você leu. Empreender não é só abrir uma empresa, é um conceito muito mais amplo. No sentido literal da palavra, empreender significa tentar, pôr em prática uma atividade trabalhosa. Trazendo este conceito para o âmbito empresarial, vemos que podem-se ter várias denotações. O empreendedorismo está ligado diretamente a resolução de problemas e como você lida com ele. O perfil empreendedor corresponde à inovação, e a capacidade de se moldar diante das situações. Diferentemente como muitos pensam, basta você ter um sonho e planejar seus recursos para atingi-lo colocando em prática, já o faz um empreendedor.

Portanto, como é visto no título, você também pode ter um espírito empreendedor dentro de sua empresa, fornecendo inovações para aperfeiçoamento de processos, ou também na sua casa, fazendo uma reforma e otimizando os espaços. Logo, iremos falar mais sobre os tipos mais importantes de empreendedorismo.

Para entender qual tipo, é necessário saber em qual suas características encaixam

Principais tipos de empreendedorismo

1 – Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social pode ser confundido com ONG, então para não ocorrer este erro, veremos o porquê das duas serem bem distintas. A primeira tem o aspecto social no seu objetivo de negócio, e busca sim o lucro, porém de forma como consequência (como deve ser com todas as empresas). A ONG não pode ter lucro, todo seu lucro vai diretamente para investimentos internos na empresa, já trazendo a diferença potencial das duas. O empreendedorismo social busca solucionar um problema de uma região, trazendo melhorias no dia dia da população, geralmente cobra-se preços acessíveis, por justamente não adotar uma cultura de competitividade e sim de cooperatividade.

2- Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo (empreendedorismo corporativo) é basicamente empreender dentro de sua empresa. O funcionário que busca inovar, e  sempre estar à frente do problema quando ele chega, o faz diferenciado dentro do mercado. Quando melhora-se um processo interno, há uma consequência muito maior no final, pois poupa-se tempo e consequentemente a organização se torna mais rentável.

3- Individual

O mais famoso e mais conhecido é o empreendedorismo individual, significa em poucas palavras uma organização em fase inicial. O enfoque atual e futuro neste tipo de negócio é a esfera das startups. Hoje vivemos na era digital e isso trouxe grandes mudanças nos negócios, vários aplicativos e soluções digitais são criadas a todo momento para tornar as coisas mais rápidas e acessíveis para os clientes. Além de mudar o conceito de “empresa” ela também muda conceitos de estratégias. Somos acostumados a ambientes corporativos mais rígidos, logo também a objetivos e metas sem muita flexibilidade. Diferentemente do método “engessado” elas adotam estratégias que mudam com mais flexibilidade de acordo com a demanda do mercado, e isso se reflete também na cultura, que é mais informal/liberal e propícia para o desenvolvimento da criatividade.

Concluindo, qual dessas eu me encaixo?

A pergunta é respondida unicamente por você. Tem que haver primeiramente identificação. Você identificando-se com seu tipo, é um bom passo para seguir nesse rumo. Após isso, saber se suas características realmente se encaixam ou não no perfil. Cada um tem suas características próprias, tendo um autoconhecimento e a maturidade de errar, provavelmente você irá achar onde se encaixa.

 

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Tiago Xavier

É graduando em Administração na UPE, e escreve com um enfoque voltado a inovação e aprendizado.

One thought on “Empreendedorismo não é só abrir uma empresa

  • 19/05/2018 at 12:12
    Permalink

    Muito pertinente, o artigo trás o tema de uma maneira leve e fácil de entender e aplicar. Parabéns Tiago!!!

Comments are closed.