Blog – expolab

MERCADO E E-COMMERCE

Entende-se por mercado o espaço no qual o empreendedor deve mostrar-se com algum diferencial competitivo para angariar simpatia pelo target. Pela demanda ofertada ao público, o mercado disponibiliza o mesmo segmento em variadas e diferentes maneiras de serem adquiridas, cabendo ao profissional adaptar-se às características mercadológicas consonante à sua época e, diante do conhecimento apreendido, posicionar-se estrategicamente para atingir seus objetos. Ademais, a alusão que pode-se detectar a esse aspecto é que “a velocidade da mudança tecnológica está diretamente relacionada às habilidades dos indivíduos e organizações em gerenciar de forma empreendedora, ou seja, criativa e rapidamente” (BARLACH, 2009, p.55).

Inovar parece por assim ser, o norteador que o empreendedor pode utilizar como artifício de competitividade mercadológica. É um recurso que atrai o modo como o público enxerga as ofertas disponilizadas pelo mercado. Sem inovação todas as empresas seriam estrategicamente idênticas no sentido de oferecer aos clientes não só o que desejam, como também, em oferecer o mesmo serviço/produto sempre com a mesma técnica para adesão. (SILVA, 2001).

Diversos fatores somados influenciaram para que o faturamento no comércio eletrônico registrasse um índice muito positivo, mesmo com um cenário de retração no varejo atualmente no País. As vantagens que a compra on-line disponibiliza é o motivo de atração para os consumidores que desejam realizar compras, cada vez, mais qualificada e pagando menos.

Outro fator imprescindível ao novo contexto do empreendedorismo no e-commerce, dá-se ao reposicionamento de mercado por meio das redes sociais digitais. A exemplo, Pinterest e Instagram que vêm se destacando estrategicamente em negócio virtual de roupas e acessórios.

Ser empreendedor digital traz grandes e numerosos benefícios para os clientes, pois possibilita um atendimento diferenciado ao cliente, proporciona compras com maior eficiência oferecendo uma vasta possibilidade de escolhas a preços acessíveis, garantindo recall com a forma com que trabalha e disponibiliza serviços personalizados.

O empreendedor que deseja obter atuação de sucesso, precisa definir um modelo/conceito que a marca deseje passar ao cliente (branding) que será uma das ferramentas responsáveis por expandir o negócio por meio de um planejamento e criação de uma estrutura capaz de atender a demanda do mercado.

Desse modo, o empreendedor que conhece seus atributos positivos e negativos consegue envolver ao seu redor uma equipe atuante e qualificada com vistas a um negócio que ganhe o retorno tão almejado de seu público.
Hoje, o caminho para o empreendedorismo demanda pensar mais em trabalho e, cada vez, menos em emprego pois é uma atitude que colabora em adquirir experiência e agregar valor ao mercado.

O empreendedorismo na internet somam-se ao inserirem-se em um novo campo de atuação, cada vez mais, com notável mudança na forma como as pessoas compram e realizam transações. Dentre os diversos fatores, pode conferir a comodidade em comprar mais pela Internet, ou seja, uma excelente oportunidade para vender produto ou serviço, estabelecendo-se em um setor em amplo crescimento.
A Internet é a representação de um novo campo de atuação promissora: os negócios virtuais (relativamente recentes) com a soma de conhecimento na área ainda é restrito e a Internet desempenha um alcance que pode estreitar laços do empreendedor ao público, transformando negócios bem-sucedidos se bem explorados.

Os números do comércio eletrônico no Brasil demonstraram-se como extremamente favorável devido aos milhões de pessoas que se utilizam dessa forma de transação com frequência sob um faturamento que se mostra crescente e próspero e que deve ser aproveitado como novo canal de comercialização com vistas ao sucesso de um empreendimento implantado na Internet.

Por este presente trabalho, há, como pretensão no impulsionar dos altos índices de desempregos decorrentes no Brasil, o investimento e a ressalva do empreendedorismo, como a oportunidade encarada por muitos desempregados ou pelos que desejam ingressar no mercado de trabalho, pelo fato de o empreendedorismo representar realização de crescimento pessoal e financeiro viabilizadas pelas vantagens do empreendedor, usufruir das oportunidades advindas e oferecidas pela Internet.

Deseja-se por meio das informações contidas nesse material, colaborar para projetos e pesquisas beneficiando tanto o próprio empreendedor quanto profissionais e pesquisadores da área, utilizando esta monografia como suporte e conhecimento que servirão para próximos conteúdos que enaltecerão os temas e que novas fontes de pesquisas sejam reveladas.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARLACH, Lisete. A criatividade humana sob a ótica do empreendedorismo inovador. Tese (Doutorado) Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009;
SILVA, Antônio Carlos Teixeira da. Inovação: como criar ideias que geram resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

 

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Kamila Crispina

Kamila Crispina

Caruaruense formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade & Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco. Residente em Recife há 4 anos, dedica-se a estudos sobre consultoria de negócios, empreendedorismo e redação publicitária.