Blog – expolab

É necessário falar sobre Bullying: Filmes e séries que abordam o tema

Discutir sobre Bullying ainda é um assunto extremamente delicado, principalmente quando se trata da prática no âmbito escolar. É necessária a realização de intervenções tanto para ajudar a vítima quanto orientar e educar o agressor expondo a gravidade do problema. Assim contribuindo para a conscientização da sociedade, tornando-a mais justa.

Por tratar-se de um tema carente, as produções cinematográficas são uma ferramenta muito útil para abordar o assunto, por mostrar a situação integral e não apenas a teórica, deste modo revelando como esse problema afeta na vida da vítima. As produções são capazes de criar empatia, gerar reflexão, promover a transformação.

Pensando nisso, fiz uma lista com 5 obras cinematográficas sobre a prática do Bullying. Acompanhe!

13 Reasons Why (Os 13 porquês)

É uma série de grande sucesso, produzida pela Netflix que aborda o suicídio de uma adolescente chamada Hannah Baker e as razões por esse ato.

Antes de sua morte, ela deixou 13 gravações que explica como o comportamento de seus colegas de escola a levaram a tomar essa decisão. Em meio a isso, acontece com a jovem a prática do Bullying, machismo, vazamento de imagens íntimas, estupro, omissão do conselheiro escolar dentre a sua denúncia.

A produção mostra justamente o despreparo de alguns adultos, como os profissionais do âmbito escolar para lidar com o assunto. De toda forma, não há    possibilidade de simplesmente colocar o assunto embaixo do tapete.

A série pode ser utilizada por pais e educadores, para que identifiquem os sinais de sofrimento físicos e psicológicos dos jovens. Com isso, ajuda a promover o debate contra a prática do Bullying nas escolas, construindo um ambiente mais saudável socialmente.

Carrie – A Estranha (2013)

O filme conta a história de uma garota que não consegue fazer amigos na escola por conta de sua mãe, uma fanática religiosa que controla excessivamente a vida de sua filha. Seu jeito de ser e de se vestir, são constantemente ridicularizados pelos estudantes.

Em sua festa de formatura, a garota cai em uma armadilha que foi injustamente preparada para ridiculariza-la diante de todos os outros alunos. Porém, o que ninguém imaginava era que Carrie possuía habilidades telecinéticas, que revelam-se durante sua vingança.

A obra aborda o preconceito e bullying de maneira sistemática e direta.

 Bullying: Provocações Sem Limites (2009)

Trata-se da história de um jovem estudioso, educado e jogador de basquete que após mudar-se para um novo colégio, desperta a inveja de um grupo. Com isso, espancamentos e humilhações passam a fazer parte de sua rotina. O garoto guarda em silencio sua dor, enquanto a violência só piora.

Esse filme mostra de maneira real o dia a dia das vítimas do Bullying e o quão importante é denunciar esse abuso.

Resultado de imagem para cyberbullying movie poster pinterest 

Cyberbully (Bullying Virtual) 

Conta a história de uma adolescente que se torna vítima de Bullying na internet. Quando sua mãe lhe dá um computador de aniversário, a jovem se anima pela perspectiva de liberdade e independência de se conectar sem a mãe estar sempre checando.

Mas a garota logo se descobre vítima de Bullying enquanto está na rede social, com medo de encarar seus amigos na escola, ela é forçada ao seu limite.

Esse filme te faz sentir junto com a personagem suas emoções e aborda de maneira real o drama sofrido por jovens que são vitímas do Cyberbullying.                                

A Girl Like Her (2015)

A personagem principal é uma adolescente dócil e insegura. Com apenas a amizade de um amigo, ela começa a sofrer Bullying de uma ex-melhor amiga e mais algumas garotas. Por ela ser indefesa, seu amigo tenta ajuda-la e começa a gravar as atitudes contra a garota escondido.

É uma obra que demonstra como pode ser um pesadelo a vida escolar sem que nenhum familiar perceba, mas também mostra o lado do agressor, nos fazendo entender o contexto. Arrepia e sensibiliza, a dor e suas faces são muito bem exploradas.

 

Espero que tenham gostado! 😀

Anseio que este artigo e essas obras sejam capazes de nos ajudar a tornar uma sociedade melhor. Não sabemos o que está passando na cabeça e no coração de ninguém, nem todo mundo tem a habilidade se comunicar facilmente. Muitas vezes nem há oportunidade, ou segurança da vítima para fazer isso por medo de julgamentos. O mínimo que podemos fazer é ser gentil, não julgar sem conhecer, não clicar em “curtir” e “compartilhar” em publicações que expõem a vida e reputação de alguém. Tente se manter ao máximo presente na vida daqueles que fazem parte do seu convívio.

“Seja gentil. Você não sabe o que o outro está passando.”

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

 

 

LUANA REGINA

LUANA REGINA