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As estratégias semióticas voltadas para o meio publicitário

A semiótica é o estudo dos signos que levam em consideração a capacidade da interpretação humana, abrangendo linguagens verbais ou não-verbais. Esse tipo de estudo é conhecido como o estudo dos significados, no qual traz os elementos necessários para que seja compreendida a mensagem almejada.

Por meio dessa breve explicação sobre o que envolve esse estudo, é válido ressaltar que a análise semiótica é um diferencial estratégico considerável para as áreas de marketing e comunicação. Dentro de uma peça publicitária existem diversos signos, para que assim as marcas consigam atingir os objetivos como: vender, agregar valor a imagem, reforçar uma campanha, etc.

De acordo com isso, o layout deve trazer símbolos que consigam expor uma determinada idéia, podendo ser elementos verbais ou não-verbais, mas que sejam de fácil compreensão para que o receptor consiga entender sem dificuldades a mensagem. As cores, os personagens, ilustrações, texto, por exemplo, são elementos que podem estar presente na composição de uma peça publicitária. O público-alvo, os produtos e a empresa também estão presentes, podendo ser por meio de semelhanças, indicações ou convenções, para que, dessa maneira, a mensagem possa causar efeitos lógicos em quem observa.

O discurso publicitário tem como principal objetivo a venda de um produto ou serviço. A estrutura básica para que seja construída uma peça persuasiva é a cultura e a sociedade, fazendo com que os aspectos e os sistemas de valores sejam compreendidos através de associações, levando para uma interpretação.

 

Análise da campanha Food For Life:

Contexto: essa campanha visa as condições precárias de fome que existem na África. Um homem negro com o braço mutilado usa a colher como braço para retratar a violência e a fome. O rosto não é mostrado para transparecer que a fome pode afetar qualquer pessoa que resida nesta área.

Cor: Indivíduo de raça negra muitas vezes leva a se associar com pessoas que habitam em países de terceiro mundo, como por exemplo, nos países mais pobres da África. O fundo é cinza para dar ênfase à imagem, pode ser traduzido como solidão. A cor mais viva é a da marca, se destacando mais por conta do verde.

Posicionamento: O indivíduo ocupa o lado esquerdo e a parte central do cartaz. O lado direito está os dados da campanha, organização e marca.

Mensagem verbal: Não está tão presente na campanha. Apenas o nome da campanha, da organização e a coordenação da marca.

Mensagem não-verbal: A imagem fala por si só, já que essa é uma das características principais da Benetton.

 

 

 

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LUIZA PAIVA