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Você conhece o marketing sinestésico?

O marketing é muito usado no empreendedorismo, e é o que mais se reinventa nos últimos anos. Com ele, seu negócio é capaz de identificar as possíveis mudanças na área de atuação, já que ele deixou de ser apenas um suporte para empresa e passou a ser a forma de estratégia para a aquisição e fidelidade dos clientes. É por isso que ele está totalmente incluído na jornada do cliente.

Todas essas mudanças vieram ao longo do tempo e esforço dos profissionais da área, e isso resultou no crescimento do marketing digital, também conhecido como marketing de conteúdo. Junto com essa evolução veio outra novidade para contribuir na forma estratégica da empresa: o marketing sinestésico, ou sensorial.

Esse tipo de marketing tem foco no aumento do número de consumo de uma loja em um período curto de tempo, estimulando o impulso do consumidor. Mas e você? Já ouviu falar desse conceito? Se não ouviu, continua a leitura que vamos explicar um pouco como funciona e como aplicar na sua marca!

Marketing sinestésico são ações que exploram os cinco sentidos humanos para estimular a venda: audição, tato, olfato, paladar e visão. O seu conceito está em criar uma estratégia para a empresa se tornar diferente e se posicionar em relação ao seu consumidor, pois assim irá criar um estímulo mental e passará de forma mais clara a mensagem desejada. Na nossa rotina, somos o tempo inteiro impactados positivamente por vários ícones ligados aos nossos cinco sentidos, então quando se pode explorar a comunicação  da marca através de um desses sentidos, criamos um diferencial competitivo. Independente da marca ou do segmento, é possível criar a estratégia ideal para combinar os sentidos humanos e marcar a imagem do seu negócio de forma positiva na mente do cliente.

Se o seu negócio conta com ponto de venda, isso se torna ainda mais fácil, já que o seu cliente vem até você e conhece seu espaço físico. Com a evolução da internet e as facilidades do mundo online, o consumidor está acostumado com a realidade fria da compra e isso é a oportunidade para que ele possa ser surpreendido positivamente ao receber estímulos referente aos outros sentidos, que não o da visão ao qual ele está acostumado.

Assim as possibilidades tornam-se inúmeras, e com o uso da criatividade é capaz de implementar ações e manter com um baixo custo. E essas ações podem ser exatamente o que você precisa para vender mais. Uma boa música, um cheiro agradável ou a mudança dos móveis da loja podem levar seu consumidor a perceber seu negócio de outra forma, e com isso somado a um bom atendimento, pode ser fator que irá fidelizar esse cliente. Para ter esse diferencial em relação a concorrência, é necessário trabalhar essa abordagem continuamente.

Para as empresas que não contam com ponto de venda e encontram-se apenas no online, onde a forma visual é a mais trabalhada, é capaz de se diferenciar ao unir esse sentido já usado com o da audição. O segredo é se diferenciar em relação aos demais, sempre implementando coisas novas e mexendo com a emoção do cliente.

Você usa ou já usou a união desses sentidos? Já passou por alguma experiência marcante? Conta pra gente!

 

 

 

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