Blog – expolab

Planejamento de Carreira: Definindo seu campo de atuação

Parte 1 – Setor e meta anual

Sou iniciante aqui no blog da ExpoLAB, e nada melhor do que iniciar planejando. O planejamento de carreira é essencial para definir seus passos rumo ao desenvolvimento profissional.  O primeiro passo dessa construção de planejamento, é entender o porquê você precisa planejar. Seja, na universidade ou no mercado de trabalho, traçar um caminho é uma forma de autoconhecimento que permite usar o plano ‘A’ ou ‘B’. E a resposta é simples: sua atuação precisa de um fio condutor. Ninguém constrói uma boa história sem um bom enredo… É preciso definir metas, necessidades, pontos fracos e fortes, driblar o medo, superar desafios, e alcançar o seu espaço no segmento que deseja atuar.

Começaremos com um planejamento dividido em 6 partes. Nesta primeira etapa você vai definir a área que deseja seguir, e uma meta para ser cumprida no prazo de 8/12 meses. Mesmo o prazo variando de oito a doze meses, você chamará essa meta de anual, devendo cumpri-la em um ano. Para facilitar a construção do nosso planejamento, deixarei um exemplo para essa primeira parte:

Sassi, LARISSA | Área de atuação: Mercado Editorial e Livreiro. Meta ANUAL: Conquistar domínio pleno no Indesign e no Incopy.

Escolhendo para planejar

Dentro da comunicação, cada profissional pode experimentar de uma variedade de setores, um exemplo é o surgimento das redes sociais que ampliou as fronteiras de atuação do profissional de comunicação, fazendo surgir a necessidade de pessoas habilitadas para o social media. Para o jornalista e coach Sérgio Lüdtke, uma revolução no mundo da comunicação causou também uma ruptura no processo tradicional de formação: “Antes, os profissionais saíam da universidade, buscavam um trabalho em Redação e passavam por um período de experiência assistida. Ganhava a experiência, criava uma marca pessoal e o jornalista podia escolher seu futuro, na imprensa ou na comunicação corporativa. Hoje, esse processo não é mais linear e são múltiplos os caminhos que um recém-formado pode escolher.  A comunicação atualmente vai da estatística ao marketing, fazendo fronteira com inúmeras competências. Ela poderia se tornar com facilidade uma especialização para outras carreiras…

Sérgio também afirma que, o estudante precisa buscar uma formação multimídia, atento às tecnologias, modelos de negócios e de distribuição, design e experiência de uso do público, para experimentar muito até que possa fazer suas escolhas: “A informação está na nossa órbita, as oportunidades também. Atenção a elas é a chave para usar a experiência e encontrar a realização profissional. ”

A comunicação hoje vai da estatística ao marketing, fazendo fronteira com inúmeras competências. Ela poderia se tornar com facilidade uma especialização para outras carreiras…

Por fim, antes de definir sua carreira, analise as oportunidades ao seu redor, o ambiente em que você já está inserido, e suas habilidades. Afinidade com o segmento, gera possibilidades de crescimento e sucesso.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

 

____________________

Larissa Sassi, Diagramadora, Jornalista e Colunista na ExpoLAB. Possui Especialização em Produção de Livros Didáticos e estuda MBA em Book Publishing. Ama livros. Ama planners. Na dúvida, podemos dialogar! 😀 @sassi.larissash

LARISSA SASSI

LARISSA SASSI

Larissa Sassi, Diagramadora, Jornalista e Colunista na ExpoLAB. Possui Especialização em Produção de Livros Didáticos e estuda MBA em Book Publishing. Ama livros. Ama planners. Na dúvida, podemos dialogar! :D @sassi.larissash