Blog – expolab

Um lead bem escrito vale mais que mil palavras

Com o advento da internet e a inserção cada vez maior do jornalismo online nas redes sociais, a necessidade de adequação é contínua. No entanto, uma das ‘regras’ do jornalismo sério continua presente. Estamos falando do lead jornalístico.

Com o objetivo de manter a atenção do leitor, o lead (lide, em português) é nosso aliado na hora de executar um bom trabalho. Se trata da primeira parte da notícia (1º parágrafo), onde devem constar as informações importantes acerca do assunto e deve responder seis perguntas: Quem, o quê, quando, onde, como e por que. Essas informações são essenciais na tomada de decisão do leitor entre continuar a ler o texto ou não. Vejamos a aplicação prática de cada pergunta:

O título e subtítulo dão algumas informações sobre o assunto, mas é no primeiro parágrafo que temos a sintaxe do tema.
As artistas da dupla AnaVitória (quem) fizeram estréia (o quê) no Rock Rio Lisboa(onde), no último sábado,23 (quando). Elas foram convidadas (por que) para fazer a abertura do Music Valley (como), segundo palco do festival.

De forma prática e objetiva, o autor do texto conseguiu emitir todas as informações que compõe o lead e deu subsídios suficientes para que o leitor escolhesse entre ler ou não a matéria.

 

 

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Lídia Dias

One thought on “Um lead bem escrito vale mais que mil palavras

  • 28/06/2018 at 12:20
    Permalink

    Muito bom, aprendi de uma forma prática e simples. Parabéns!

Comments are closed.