Blog – expolab

05 dicas para dar uma guinada na sua criatividade

Quem trabalha com a criação de materiais digitais, sabe que a criatividade é um item indispensável, porém nem sempre acessível, quando a gente quer ou simplesmente precisa desesperadamente! Por mais que escolhamos atividades profissionais que gostemos (e isso sem dúvidas, já é ótimo!), manter a inspiração em alta de forma constante e eficiente, muitas vezes, parece ser algo impossível. E como sabemos que na nossa sociedade moderna tempo é dinheiro, não ver as nossas metas de produtividade sendo alcançadas e os boletos sendo pagos da forma como esperamos, nos trazem ansiedade, auto cobrança, desmotivação e uma série de outros pesos, que só fazem aumentar ainda mais o bloqueio criativo.

E foi vivenciando e refletindo sobre essas questões, que selecionei 05 dicas simples de como ter eficiência profissional ao mesmo tempo em que você renova o repertório criativo de forma leve. Let’s!

1- “Você não é todo mundo!” Aposto que já te falaram isso pelo menos uma vez na vida. Mas você já percebeu a profunda sabedoria que há por trás disso? Não são todos os aplicativos, ou ferramentas, ou técnicas, ou agendas, ou referências… Que darão certo para você. Entender que o que funciona para uma pessoa, talvez não funcione para outra, além de economizar tempo, te traz mais objetividade e promove uma boa filtrada naquilo que não te serve.

2- Mude! Esse é o conselho mais manjado e mais efetivo sobre tudo. Se você tem o costume de fazer as coisas de uma maneira, exercite fazer de outra. Do lado de dormir na cama, passando pelo trajeto rotineiro que faz, até o ambiente em que se alimenta, saiba que mudanças, por menores que pareçam e que realmente sejam, provocam “bugs” em nosso cérebro, que o força a se adaptar e a encontrar um novo sentido naquilo que está acontecendo.

3- Não force, aceite! O bloqueio criativo pode surgir como um lembrete do próprio corpo de que devemos nos proporcionar alguns dias de pausa em meio à natureza, ter um momento de lazer breve ou apenas descansar por algumas horas. Flexibilize e saiba que, muitas vezes, se desconectar e para se recarregar é mais efetivo do que perder um tempo valioso sem produzir nada e estando ali presente só no corpo. E isso também serve para hábitos. Sobre ter um caráter mais noturno e querer anular a própria essência para lutar para ser mais vespertino, por exemplo: Esqueça! Se conheça e use o que você tem ao seu favor, ao invés de tentar se ajustar, ao que além de não dar muito certo, vai te dar uma tremenda frustração, por reforçar inconscientemente a ideia de que tem algo errado com você.

4- Faça do corpo seu aliado! Se importe verdadeiramente com isso, sério. Parece uma mania contemporânea essa a de comer qualquer coisa, desde que seja rápido e prático. Mas o tiro pode sair pela culatra. Como esperar o máximo funcionamento das propriedades corporais se há um baixo percentual de vitaminas e minerais, ou se o sedentarismo se faz presente, ou se só vemos o sol através de pixels na tela do computador, ou se não conseguimos dormir o suficiente? Encare esse como o melhor investimento de todos os tempos que você fará para toda a sua vida!

5- Mantenha a consciência! Absorvemos uma avalanche de informação porém não as retemos de uma forma efetiva. Observe tudo à sua volta, das texturas, passando pelos designs, até às tonalidades, do que gosta e não gosta. Para isso, uma boa ideia é focar, se auto perguntar e entrar em contato real sobre com o que se está interagindo. Exposições de arte, museus, maratonas de séries, natureza… Você vai se surpreender com a quantidade de detalhes que passam despercebidos quando não recebem atenção. Obs. Guarde o moleskine e o lápis embaixo do travesseiro!

Tem alguma outra dica legal para compartilhar? Comenta aqui abaixo!

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Luanna Barbosa

Luanna Barbosa

Eu auxilio quem deseja se posicionar de forma estratégica no mundo digital e cuido da autoimagem de pessoas através da maquiagem como ferramenta de empoderamento.