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Convencendo pela palavra: partes do texto publicitário

Um texto publicitário, muitas vezes, precisa chamar o leitor “na grande”, pra ele “acordar pra vida”. Muitas vezes, a imagem é suficiente para isso. Mas na maior parte das vezes, um texto completo vale sim, muito mais do que uma foto.

Também chamado de Discurso Deliberativo, o texto publicitário, por si mesmo, deve ter o poder de convencer o leitor a seguir suas dicas, ordens ou conselhos. São usados em anúncios de varejo, mas principalmente, em textos de campanhas governamentais.

Parece ser um assunto recente, mas embora seja atual, não é nada novo, vem da Grécia Antiga. O filósofo grego Aristóteles, em seu livro Ars Rhetorica, define o que é Discurso Deliberativo (onde o emissor da mensagem mostra seus argumentos para o público) e divide em quatro partes: Exórdio; Narração; Provas e Peroração. Vamos ilustrar cada parte do discurso deliberativo:

 

Como já falamos em artigos anteriores, o texto nasce na nossa cabeça, cresce em nossas mãos e cria vida quando entra no papel ou na tela do computador. Em outras palavras: a escrita é um ser vivo. Mais do que isso, só “desenhando”, ou às vezes, nem isso.

 

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Taís Paranhos