Blog – expolab

A estratégia do oceano azul como diferencial no mercado atual

Várias estratégias são utilizadas na esfera da administração, porém uma intrigante e atual é bastante buscada pelos empreendedores. A estratégia do oceano azul é um livro escrito por dois pesquisadores renomados, e traz formas de como tornar sua concorrência irrelevante e criar novos mercados. Mas olhar para mercado atual, e pensar em uma forma de empreender sem tomar como consideração a concorrência, realmente é de se desconfiar. Por isso vou mostrar conceitos e formas práticas de aplicação com o objetivo de facilitar o assunto.

O QUE É O OCEANO AZUL?

A tática do oceano azul é baseada na inovação. No livro os autores comparam dois oceanos, o vermelho e o azul. No primeiro há uma concorrência acirrada, geralmente com um mercado saturado e uma demanda já existente. Nele, o dono do negócio opta entre diferenciação ou baixo custo. Já no segundo, cria-se uma nova demanda com uma inovação no mercado, quebrando a escolha acima, podendo o empreendedor realizar os dois ao mesmo tempo. A analogia nas cores, está baseada no fato do vermelho lembrar o sangue despejado nos conflitos entre concorrentes, já o azul, o fato de navegar em mares tranquilos, com margens de lucro sólidas, sem competidores fortes.

COMO UTILIZÁ-LA NA PRÁTICA?

Sintetizando as ferramentas, deve-se entender que a busca no oceano azul é diminuir ao máximo os custos e aumentar ao máximo o valor. No livro utiliza-se como exemplo o Circo de Soleil, e baseado nele lista-se os 4 atributos de valor a seguir:

  • Reduzir; é o que pode ser minimizado dentro da sua empresa abaixo dos padrões do próprio mercado. Ex: diversões e humor foram reduzidos do evento, para dar um enfoque no espetáculo como um todo.
  • Eliminar; é o que você pode eliminar. Ex: foi eliminado o uso de animais em atrações desde o fundamento do circo.
  • Elevar; é o que pode elevar comparado a média do mercado. Ex: elevou-se o padrão com espaços amplos e agradáveis.
  • Criar; é o que se pode criar, que não se encontra no mercado. Ex: foram criados números únicos com uma única história.

Seguindo essa ferramenta, e percebendo respostas para cada questionamento, pode-se notar caminhos para o negócio inovar. A estratégia do oceano azul se concentra no fato de se auto-revolucionar dentro do mercado. Atualmente várias Startups seguem essa estratégia, muitas vezes inconscientemente, buscando criar soluções inovadoras para problemas que o mercado apresenta. Portanto, estratagemas como este e vários outros, fazem com que o empreendedor tenha em mãos técnicas para identificar oportunidades e buscar agregar valor ao negócio criado.

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

 

Tiago Xavier

É graduando em Administração na UPE, e escreve com um enfoque voltado a inovação e aprendizado.