Blog – expoLAB

Assessoria de Imprensa é Jornalismo?

Dizem que o assessor não é jornalista, ou por ser visto como alguém que trabalha “pelos interesses do seu cliente” ou até mesmo como um “antijornalista”. No entanto, o profissional de assessoria de imprensa é tão jornalista quanto o de rádios, TVs, jornais e portais de conteúdo. Além do mais, “antijornalismo”, “mentiras” e “meias-verdades” não devem fazer parte do vocabulário de um assessor.

A assessoria de imprensa, longe de ser uma atividade rotineira e enfadonha, exige conhecimentos técnicos e uma consciência ética das informações e suas influências na opinião pública. A área é uma das mais exigentes do Jornalismo, pois requer uma sistematização profissional para que a função seja exercida com segurança e correção.

Já relatos a respeito da implantação da atividade de assessoria na forma similar à atual dão conta que sua origem está relacionada à instalação de indústrias multinacionais automobilísticas, ao final dos anos 50. Desde então, a evolução em termos de seu uso como técnica de informação à sociedade e instrumento para formação de imagem das organizações perante esta mesma sociedade e como mercado de trabalho para os jornalistas fez com que atingisse um estágio que talvez seja único no mundo.

Para ser um assessor de imprensa, especialização é a palavra-chave, pontualmente, para públicos específicos, não podendo confundir Jornal Comunitário com Jornal Especializado. Quanto ao Jornalismo Comunitário propriamente dito, ele tem público específico, atuando dentro de uma comunidade, tornando-se ponto de referência. Temos, assim, jornais em Empresas, Escolas, Sindicatos, Igrejas etc. Entretanto, para manter as características de comunitário, é necessário que o veículo esteja voltado para o chamado “público interno”. Para isto, é preciso ser feito a partir dos interesses e expectativas desse público, da pauta ao produto final.

Você pode saber muito mais sobre Assessoria de Imprensa aqui na Expolab. Quer saber como? Clique a seguir no link: https://www.expolab.com.br/cursos?curso=13

Taís Paranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *