Blog – expoLAB

Atendimento: O Profissional entre o Cliente e a Empresa

 Depois de um tempinho sem aparecer aqui, quero começar com uma pergunta. 

1- Qual o profissional responsável por mediar a conversa entre cliente e agência/empresa ?

Pois é, ontem foi o dia do cliente, então, hoje falaremos um pouco do profissional que lida diretamente com o cliente, o atendimento.

Gente, vocês estão muito espertos! Isso mesmo, o atendimento.

O atendimento é um dos primeiros a ter contato com o cliente, é ele o responsável por mediar a conversa entre cliente e empresa, realizar a sondagem sobre os desejos e objetivos do mesmo, traçar o perfil, realizar o diagnóstico e recomendar a solução.

Este profissional tem que estabelecer uma conexão com o cliente por meio do relacionamento, é fundamental que o cliente sinta, que o atendimento que está recebendo, é diferenciado, e que a empresa está comprometida a atender suas expectativas, se preocupando com seus interesses.

No caso de atendimento publicitário, é este o profissional que elabora o briefing, identifica o público alvo, e aponta as primeiras informações para a construção da persona, que trabalha em conjunto com todos os outros departamentos de publicidade para construir o melhor plano de comunicação, de acordo com o que o cliente procura e suas necessidades.

É importante que esse profissional seja muito bem esclarecido, sobre o que ocorre no mundo, que transmita segurança, seja cativante e acolhedor, que entenda dos negócios da empresa e estude os negócios do cliente. Que seja muito criativo para conseguir lidar com situações adversas e gerir possíveis conflitos.

E agora vem o paranauê, o autor do livro ” the king of Madison Avenue – David Ogolvy and the Making of Modern Advertising”, Kenneth Roman, criou os 10 mandamentos do atendimento publicitário:

1-Selecione os clientes com cuidado.

2-Trate seu cliente sempre como se fosse a primeira vez.

3-Crie um interesse pela saúde do negócio do cliente como se você fosse dono dele.

4-Consiga a aprovação com base na estratégia.

5-Dê ideias que o seu cliente não pediu. Tome a iniciativa.

6-Construa relações em diferentes níveis. Preste atenção aos mais jovens.

7-OUÇA. Anote. Confirme por escrito. Entregue!

8-Trate o dinheiro do seu cliente como se fosse seu. Coloque o interesse do cliente em primeiro lugar.

9-Lide com os problemas, não com as pessoas. Nunca fale mal de um cliente.

10-Faça amizade com os seus clientes.

Então por hoje é isso, pessoal. Foi muito bom conversar com vocês e até a próxima.

 

Expolab – Escola de Educação Criativa

Site: www.expolab.com.br

Fanpage: www.facebook.com/expolaboficial

Fórum: www.facebook.com/groups/160158504005468/

Av. Visconde de Suassuna, 923 – 6° andar, sala 607 – Ed. Bosque de Versailles – Santo Amaro – Recife – PE – CEP 50050-540

(81) 99243.5974 / (81) 4101.1228

Ruann De Almeida

Ruann De Almeida

Publicitário com certificações em Produção de conteúdo e Outbound Marketing e Sales. Seis anos de Atendimento com marketing e vendas. Voluntário como Conselheiro de Marketing, Colunista e Assessor Digital. Metido a artista: artesanato e música. <3