Blog – expoLAB

Jornal impresso e online: Tem diferença entre os textos?

Mesmo que você não disponha de grande conhecimento sobre a redação jornalística, deve imaginar que existem técnicas para construir um texto nesse formato. Uma das ‘regras’ é o lead, que já falamos aqui. Uma outra técnica de escrita imprescindível é saber, como, onde e como usar as pirâmides: Invertida e deitada.
Em sintaxe, a pirâmide invertida se trata do texto produzido para o jornal impresso e a deitada, é o método usado para escrever na web. Veja as imagens abaixo e a aplicação de cada técnica.

Jornal Impresso 

As informações mais importantes estão no primeiro parágrafo do texto (lead), o texto é conciso e objetivo. Um dos motivos da obrigatoriedade de responder as 6 perguntas (onde, como, onde, por quê, quem e quando) se dá pelo fato do espaço físico do jornal ser finito. A reportagem vai precisar dividir espaço com outros textos, fotos etc. Caso, a matéria precise ser cortada pelo editor antes de ser divulgada, o ultimo paragrafo pode ser retirado do texto sem ocasionar danos ao conteúdo.
Veja o exemplo:

A notícia tem todas as informações importantes no primeiro parágrafo e se fosse preciso, os últimos trechos seriam cortados sem prejuízo a notícia.

Jornal Online

No texto online também é necessário que algumas informações estejam presentes no primeiro parágrafo, para que o leitor ao menos saiba do que se trata o assunto, mas não é imprescindível que todo conteúdo importante esteja nesse trecho. As informações podem ser introduzidas por todo o texto.
Veja o exemplo:

Nesse texto, o jornalista começa ambientando o espaço. Mas no primeiro paragrafo conseguimos identificar do que o texto trata. E no decorrer da matéria, com mais de 10 parágrafos, mais informações acerca do assunto são dadas.

Outros recursos do jornalismo online são os hiperlinks, a utilização de fotos, vídeos etc.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Lídia Dias