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Redes irmãs: Tão sociais, mas tão diferentes!

O Facebook e o Instagram fazem parte do mesmo grupo empresarial. E ambos têm uma audiência de bilhões de pessoas em todo o mundo. Audiência ao alcance da mão, inclusive, com a maior parte de seus usuários acessando via smartphone.  No entanto, ambas as redes possuem particularidades específicas quando se trata de anúncios, os chamados ADS.

Isso porque o Instagram é mais focado nas imagens (embora dê um espaço generoso para os textos) enquanto o Facebook tem vários recursos, como a construção de Fanpages, a possibilidade de compartilhamento de conteúdo e a liberdade de poder linkar do face para a sua página (algo que o Insta ainda não tem).

Os textos patrocinados do Instagram são veiculados através de fotos, vídeos e carrossel de imagens, podendo gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, entre outros compartilhamentos de conteúdo. Produzir um conteúdo patrocinado no Instagram, não podemos esquecer de levar alguns detalhes em consideração:

 

1) Texto na Imagem: Apesar de não ser recomendado, pode-se colocar texto na imagem, mas que não deve ultrapassar 20% do espaço.

2) Texto de Descrição: O limite é de 300 caracteres e aqui você pode falar do seu produto ou serviço e ainda colocar as suas hashtags (mas sem exageros)

3) Tamanho e Formato das Imagens: : Quadrada (600 x 600px ou 1936 x 1936px) ou retangular (600 x 315px ou 1936 x 1016px). O arquivo não deve ter mais que 10MB.

4) Duração dos vídeos: entre cinco segundos e um minuto

5) Carrossel: Limite de 4 imagens, que devem ser quadradas

Já o Facebook, devido ao grande volume de conteúdo, usa de algoritmos para filtrar as informações que se mostram mais relevantes para cada usuário. Por conta disso, o alcance orgânico é muito prejudicado, de forma que para se ter um alcance maior, se deve ter o anúncio patrocinado como aliado.

O Facebook dá várias possibilidades às marcas, empresas e quem mais pretende anunciar produtos e serviços. Você pode criar uma fanpage ou anunciar em vários formatos. A imaginação é o limite. E o número de likes não deve ser o único parâmetro de sucesso pra uma página do Face.

E num anúncio, que objetivos traçar?

  • Receber curtidas em nossa página;
  • Fazer com que os usuários cheguem até o link, podendo ser o site principal;
  • Trabalhar o envolvimento da publicação, para que mais pessoas vejam seu anúncio;
  • Levar o usuário a converter em um site;
  • Incentivar a instalação de um aplicativo;
  • Capturar a atenção com uma oferta;
  • Motivar a participação em um evento.

 

O que precisamos saber, em outras palavras, se o nosso público-alvo, a nossa clientela, é mais freqüentadora do Face ou do Instagram. Na dúvida, aprenda com os dois, aqui, na Expolab Escola de Economia Criativa.

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Taís Paranhos