Blog – expoLAB

Design Thinking com Canvas: Colocando as (boas) ideias no papel

O Design Thinking, traduzido ao pé da letra, significa “Pensando por Desenho” ou “Pensando por Escrito” e tem como objetivo traduzir as ideias, de maneira que elas sejam a ponte entre a criatividade do profissional com as necessidades do cliente. Por falar em criar, sabemos que em se tratando de imaginação, o céu é o limite. Mas nem sempre as ideias mais eficazes são as mais aéreas e isso requer – literalmente – os pés no chão.

Mas isso não é motivo para desilusão ou desespero, pois ainda assim, poderemos colocar nossas ideias em um patamar que atinja as necessidades do cliente. E aí onde entra a técnica do Canvas, um mapa onde se pode, literalmente, desenhar viabilidades e referências, de modo que se ilustre as melhores ideias. De que maneira? Respondendo perguntas relacionadas à Atividade-chave, recursos principais, parcerias, ofertas, clientela, canais, relacionamentos, custos e receitas.

E dentro do universo do Design Digital, o método Canvas (criado na UFPE) traz ainda mais itens a serem observados:

1. Observar cenários, personas, oportunidades e concorrentes;
2. Conceber diferenciais, valores, ideias, soluções e experiências;
3. Configurar formas e funções;
4. E finalmente, publicar aquisições, retenções de clientes, monetizações e validações.

Isso que vimos aqui é só a ponta do iceberg. Você pode saber muito mais se clicar aqui: http://expolab.com.br/cursos?c=321

Taís Paranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *