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Um aperto de mãos entre o Atendimento e o Marketing faz toda a diferença

No atendimento, o profissional deve estar cada vez mais atento, pois o público-alvo está cada vez mais heterogêneo. Exatamente por isso que o Marketing é uma ferramenta necessária para o diferencial de quem trabalha com Atendimento e Planejamento. Sabemos que o Marketing é uma função que envolve comunicação, criação e, principalmente o relacionamento com os clientes.

Duas lições básicas do Marketing são os compostos 4P e 4C, que vamos falar daqui a pouco. O público alvo não é mais aquela massa única, nem o consumidor passivo de antigamente. Num mundo rapidamente conectado como o nosso, o feedback está cada vez mais veloz e certeiro. E por isso mesmo, precisamos estar atentos ao uso dos compostos de Marketing, que, vale ressaltar, embora sejam os mesmos de sempre, não podem mais serem usados como outrora.

Composto 4P – Formado pelos itens Preço, Praça, Produto e Promoção, este composto basicamente é formado pela qualidade do produto, o preço e eventuais descontos, a circulação da mercadoria aliada ao pós-venda e o anúncio para se chegar ao público-alvo. No entanto, há uma atualização constante nesses itens, como novas formas de pagamento, modernização dos sistemas de logística, mudanças no produto vendido e especialmente, as formas de comunicação com os clientes.

Composto 4C – Aqui falamos de clientela, custos, conveniências e comunicação. Já citamos que os clientes não são como antes. Hoje reclamam da qualidade do produto, de anúncios que chocam, da demora da entrega em domicílio, enfim, uma mínima insatisfação que pode acarretar em um boicote. E entre essas reclamações está o custo, pois muitos se perguntam “vale a pena gastar com esse produto?”. Aí entra a comunicação, que mostra o quanto vale a pena investir (e não gastar) no nosso produto e a conveniência, que facilita o máximo possível a relação produto x circulação x cliente.

Diante de tantos desafios, cabe ao profissional de atendimento e planejamento a elaboração de objetivos, metas, estratégias e táticas. Tudo isso e muito mais você pode aprender no curso de Atendimento e Planejamento Digital na Expolab Escola de Economia Criativa. Saiba mais clicando aqui.

Taís Paranhos

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