Blog – expoLAB

Narrativa Interativa no PS4 – 5 Jogos que parecem filmes com efeito borboleta

Você já parou pra pensar como seriam os filmes, se o espectador pudesse escolher o destino do personagem principal? Neste artigo você verá 5 jogos que parecem ser filmes, e onde essa regra de escolha é possível graças a narrativa interativa. Antes de começarmos, é preciso ficar familiarizado com esse termo “Narrativa Interativa com Efeito borboleta”, que nos jogos são ações que para acontecerem, precisam que o jogador participe de algum tipo de tomada de decisão, que podem ou não alterar o futuro da narrativa.

1 – Detroit Become Human

Neste jogo existem vários personagens jogáveis, ​​que podem morrer à medida que a história continua. O jogador terá o controle sobre suas ações e moldará as decisões de cada personagem, a história se ramificará de acordo com as escolhas feitas. O jogador poderá rebobinar em certos pontos da história para remodelar as decisões em caso de arrependimento, Na ocasião, quanto mais informações se coleta dentro de um certo tempo, maior será a chance de sucesso na decisão de uma sequencia de ações. A obtenção de pistas permite ao jogador reconstruir e reproduzir os eventos que ocorreram, ou dispor de procedimentos definidos. O jogo está sendo desenvolvido desde 2016 e será lançado para Playstation 4 em 2018.

 

2- Hidden Agenda

O jogador assume o controle da detetive de homicídios Becky Marney e do advogado de distrito Felicity Graves, ambos envolvidos no caso de um assassino em série conhecido como “The Trapper”. O jogo apresenta eventos rápidos que determinam o resultado da história, incluindo a morte ou a sobrevivência de um personagem. Com o recurso PlayLink oferecido pela Playstation, outros jogadores podem participar do jogo para votar em uma decisões específicas a serem feitas, usando smartphones com Android ou iOS. No modo competitivo, um jogador receberá, em algum momento, um objetivo secreto, chamado de “Agenda oculta”, que se destina a criar conflitos entre os outros jogadores, na medida em que eles tentam impedir que isso aconteça. O jogo está disponível apenas para Playstation 4.

 

3- Until Dawn

Este jogo foi projetado para ser jogado várias vezes, pois os jogadores não conseguiriam ver todas as consequências em uma unica partida. Cada jogatina dura cerca de nove horas e a mecânica do jogo utiliza um sistema chamado “efeito borboleta”, no qual qualquer escolha de ação pelo jogador pode causar consequências imprevistas mais tarde, esse sistema borra a linha entre decisões certas e erradas, e é possível o jogador manter todos os oito personagens vivos, além de ter todos os oito morrendo, permitindo muitos cenários diferentes, além de oferecer vários caminhos diferentes para cada personagem. Ao longo do jogo, os jogadores tomarão decisões difíceis durante dilemas éticos ou morais, como sacrificar um personagem para salvar outro. O jogo também inclui uma mecânica de flashback ou flashforwards, normalmente não são um bom sinal, e é um indicador de que tem ou acontecerá algo ruim. O jogo tem um sistema rígido de salvaguarda automática para impedir que os jogadores recarreguem um arquivo de salvo para um ponto anterior no jogo, caso se arrependam de uma decisão no jogo que eles fizeram. A única maneira de mudar a opção do jogador é começar um novo jogo ou continuar até o fim. O jogo está disponível apenas para as plataformas Playstation 3 e 4.

 

4- Heavy Rain

Neste jogo, o jogador tem que interagir com os objetos e outros personagens não jogadores na cena para progredir a história. O jogo é dividido em várias cenas, cada uma centrada em um dos quatro personagens jogáveis. As escolhas que o jogador faz ou as ações realizadas ou não realizadas afetarão cenas posteriores no jogo. Por exemplo, é possível que um personagem morra ou seja detido, e não estará presente em uma cena posterior. Não há um há um caminho linear em Heavy Raino jogo progredirá para uma série de finais diferentes dependendo da soma do desempenho do jogador, mesmo que todos os personagens se tornem incapacitados de alguma forma. Uma vez que o jogo está completo, o jogador pode retornar a cenas anteriores e reproduzi-las, possivelmente alterando os eventos enquanto jogam em outros capítulos. O jogo está disponível apenas para as plataformas Playstation 3 e 4.

 

5- Beyond Two Souls

À medida que o jogador faz escolhas ao longo do jogo, o enredo da jogabilidade é revelado. Além de afetar o diálogo e a evolução da história, o resultado de cenas inteiras (e em alguns casos, o resultado das cenas de vários capítulos) pode ser manipulado até certo ponto com base nas escolhas dos jogadores. Essas escolhas são tipicamente decisões morais feitas através das opções de diálogo de Jodie (personagem principal), intervenções com vários personagens, sucesso ou fracasso em suas cenas de combate, ou ações psíquicas que o jogador escolhe fazer com Aiden (personagem principal). O jogo conta com 24 finais diferentes. Está disponível para Playstation 3 e 4.

 

Menção Honrosa: Life is Strange 

Neste jogo existe uma mecânica de rebobinar o tempo, que permite o jogador reeditar qualquer ação que tenha sido tomada. O jogador pode examinar e interagir com objetos, o que permite a resolução de problemas como quebra-cabeças sob a forma de buscar missões e fazer alterações no ambiente. Os itens coletados antes da volta no tempo serão mantidos no inventário após o fato. O jogador pode explorar vários locais na fictícia cidade de Arcadia Bay e se comunicar com personagens não jogáveis. As trocas de diálogo podem ser rebobinadas enquanto as opções de ramificação são usadas para a conversa. Uma vez que um evento é reiniciado, os detalhes fornecidos anteriormente podem ser utilizados no futuro.  Em alguns casos, as escolhas no diálogo irão alterar e afetar a história através de conseqüências a curto ou a longo prazo. Para cada uma das escolhas, algo bom no curto prazo poderia piorar mais tarde. O jogo está disponível para Playstation, Xbox, e PC.

 

Espero que tenham gostado do artigo, se você conhece algum outro jogo que contenha narrativa interativa com efeito borboleta, deixe nos comentários, mesmo que não seja para Playstation.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Rennan Raffaele

Rennan Raffaele

Professor Universitário, Doutorando em Psicologia Cognitiva, Mestre em Game Design, formado em Jogos Digitais, e Mestre Pokemon nas horas vagas. Dedica parte do tempo salvando Hyrule e catando Korok seeds, com sua nova paixão chamada Nintendo Switch.