Blog – expoLAB

O que é Inbound Marketing?

A definição mais conhecida de Inbound Marketing, criada em 2005, está diretamente relacionada ao marketing e diz que o objetivo do marketing agora é atrair a atenção dos consumidores. Isso é bem genérico, concordamos. E trata-se apenas de não interromper mais o consumidor, e sim fazer alguma coisa que seja relevante, que atraia o público para uma conversa e ação. Por isso as estratégias Inbound.
 
Quando falamos de marketing de conteúdo falamos nisso, que Inbound é como uma filosofia geral da atração. Quando estamos atraindo utilizamos conteúdo, porém, esse conteúdo tem que ser útil e relevante. Ou seja, conteúdo útil, aquele que vai resolver alguma coisa quando a pessoa pesquisar no Google (ou em qualquer outro mecanismo de busca), quando estiver buscando algum tipo de conteúdo especifico a marca precisa começar a oferecer esse conteúdo útil e relevante, impactante. Para atrair de forma positiva e marcante.
 
E isso tem tudo a ver com a identidade da marca. Ela não fica de fora. A partir do momento que está se gerando uma “máquina de atração” de pessoas através do marketing, a marca está de certa forma contando uma história. Não necessariamente com começo, meio e fim. A identidade da marca e sua personalidade estarão presente nessa história.
 
Sendo assim as duas principais perguntas para uma marca em se tratando de aplicar Inbound Marketing são: 1. Quem sou eu? e 2. O que eu tenho para dizer?
 
Só respondendo essas duas perguntas sua marca criará marketing que pessoas se engajam e passam a amar. E consequentemente amar sua marca. Pense nessa sequencia: Atrair, converter, fechar e encantar. Inbound marketing é isso. Boa sorte!
 
Emmanoel Messias
CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas
Rubens Silva

Rubens Silva

Colunista e coordenador do blog expoLab, venha participar do nosso time. Encaminhe seu currículo + portfólio para alfredo@expolab.com.br